A redação do jornal Folha de Vilhena recebeu na manhã desta sexta-feira (20 de março) uma denúncia sobre o suposto atendimento no Centro Especializado de Reabilitação (CER). Enviada por e-mail, a crítica à atual administração e suas medidas contra o COVID-19 chegaram acompanhadas por fotografias do local.
Segundo a denúncia, as fotos tiradas na terça-feira (17) demonstravam um ambiente lotado de idosos e crianças aguardando atendimento. Os dois estão entre os grupos de risco que o coronavírus atinge com mais hostilidade. Ainda de acordo com a denúncia: “[esses] são atendimentos dispensáveis, não é emergencial”.
O texto ainda informava que os profissionais algumas vezes não tinham máscaras. Além de serem idosos, gestantes, que continuavam trabalhando e apresentando riscos para os pacientes do CER. “É possível fazer um revezamento, e essas pessoas [do grupo de riscos] ficaram em casa, pois são mais susceptíveis à doença”, observou a denúncia.
Procurados a falar sobre o caso, a assessoria da Prefeitura de Vilhena informou que as fotografias foram retiradas na segunda-feira (16), antes do decreto sobre medidas de proteção ser assinado. A informação teria sido confirmada pelo Coordenador do Centro, Francis Godoy. Após o decreto, o órgão teria tomado medidas para evitar a aglomeração de pessoas, focando em atendimentos agendados.