Nenhum novo caso suspeito foi identificado em Vilhena. Até o momento, o município registrou quatro casos suspeitos do novo coronavírus (covid-19).
O último caso suspeito registrado foi divulgado nesta quarta-feira (18). Conforme a assessoria da prefeitura, o paciente está sendo mantido em isolamento domiciliar e acompanhado pelas equipes médicas da Secretaria de Saúde, assim como os demais.
Ainda não há nenhuma internação por coronavírus e também nenhum caso confirmado de covid-19 no município de Vilhena.
Para facilitar a comunicação com a população, a Prefeitura disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 19, o número de telefone 3321-4338 para centralizar pedidos de informação e denúncias a respeito do covid-19 em Vilhena.
Além deste número, está disponível o Disque Saúde 136, do Governo Federal, que também tem o mesmo objetivo e já está disponível 24h, todos os dias da semana.
Os sintomas de alerta são: coriza, tosse, falta de ar, dificuldade para respirar e febre.
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Vilhena também emitiu documento com diversas recomendações e determinações. Leia abaixo na íntegra.
Recomendações
I – Shopping, bares e restaurantes são recomendados a observar a organização de suas mesas com distância mínima de dois metros entre elas. Nos eventos abertos recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.
II – Todos os estabelecimentos comerciais, industriais, feiras livres e quaisquer outros, nos quais aglomerem-se pessoas, são recomendados a disponibilizar dispensadores de álcool em gel (70%) antisséptico, em locais visíveis e de fácil acesso a todos os clientes e funcionários e, ainda, ter avisos expostos com orientações sobre a importância da higienização adequada das mãos no combate à disseminação de doenças.
III – É recomendado que sejam suspensos ou adiados todos os atendimentos odontológicos no setor privado, exceto aqueles que sejam urgência ou emergência.
Determinações
I – O atendimento nos postos de saúde se dará por livre demanda (ordem de chegada) em todos os turnos de funcionamento das unidades
II – O atendimento odontológico nas unidades básicas de saúde será somente em caráter de urgência ou emergência.
III – Estão suspensas as ultrassonografias eletivas no Hospital Regional de Vilhena (HRV)
IV – Estão suspensas as cirurgias eletivas no HRV, inclusive as de catarata do Projeto Visão
V – Devem ser suspensos eventos como: shows, congressos, religiosos, treinamentos, reuniões e quaisquer outras atividades com participação de mais de 50 pessoas em ambiente interno. O mesmo vale para eventos com mais de 100 pessoas em ambiente externo.
VI – Devem ser suspensas as atividades físicas em locais fechados
VII – Devem ser suspensas as atividades coletivas de cinemas e casas noturnas
As medidas terão prazo de 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogadas por igual período.