Apesar das fortes chuvas deste início de ano, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) vem dando sequência no trabalho de manutenção da malha viária sob sua responsabilidade. A RO-370 (também conhecida como Rodovia do Boi) é um exemplo, ao longo de 42 quilômetros, a 11ª Residência Regional do DER de Pimenta Bueno está trabalhando na conservação da via desde o dia 10 de janeiro.
Localizada numa região de grande produção agropecuária, com destaque para a criação de gado de corte e lavouras de soja e milho, a RO-370 ainda tem fundamental importância no transporte de calcário. De acordo com o residente do DER de Pimenta Bueno, Thiago Fajardo, são executados serviços de reconformação de plataforma (patrolamento), encascalhamento, limpeza lateral e desobstrução de saídas d’água no trecho da rodovia entre Parecis e Alto Alegre.
Tiago Fajardo explica que, “devido a algumas particularidades do tipo de solo da região, as chuvas deterioram as nossas vias com mais intensidade. A RO-370 estava com vários pontos críticos, saídas d’água e bueiros entupidos, pontos de erosão e sem cascalho. Aos poucos, estamos revertendo esse quadro para manter a trafegabilidade”.
No início de fevereiro foram entregues uma motoniveladora (patrol) e um caminhão-pipa para a Regional do DER de Pimenta Bueno. Thiago Fajardo ressalta que “o governador coronel Marcos Rocha tem demonstrado com ações a importância que o DER tem, uma máquina nova que entra pra trabalhar já faz uma grande diferença, acelerando a recuperação das estradas com mais eficiência”.