Um muro de contenção desabou sobre uma casa no Setor Industrial, em Ariquemes (RO), após uma forte chuva que iniciou na tarde de sábado (4). De acordo com a Defesa Civil, seis pessoas – sendo três crianças – estavam dentro da casa no momento do desabamento, sendo mas ninguém se feriu. Neste domingo (5) ainda chove em Ariquemes.
Maria Iolanda, proprietária da casa, contou à Rede Amazônica que estava deitada durante o temporal, quando ouviu um forte estrondo.
“Foi aterrorizante. Inicialmente pensei que pudesse ser um raio caindo em alguma casa, mas aí já vi tudo desabando. O maior desespero na hora foi lembrar que havia três crianças dentro da casa, meus netinhos”, afirma.
Segundo Maria Iolanda, os netos têm 2, 4 e 8 anos e ficaram bastante assustados com o muro atingindo a casa. A cozinha da família foi a mais destruída. “A sorte é que não tinha ninguém lá na cozinha”, explica.
Após a queda do muro, Maria pediu um táxi para retirar a família imediatamente do imóvel. “Fomos então para a casa da minha nora ontem e hoje, mas agora minha família está desalojada, pois a minha casa ficará fechada”, diz.
Rosilene Santos, coordenadora da Defesa Civil, diz que a casa da família está interditada e, neste domingo (5), foi autorizado os familiares entrassem no local para fazer a retirada dos móveis.
“Devido a esse desastre que aconteceu, a casa se tornou um risco iminente à vida”, ressalta.
Investigação
A Defesa Civil informou estar investigando o que pode ter provocado a queda do muro de contenção e se havia alguma irregularidade na estrutura.
“Agora nós vamos para a segunda fase, que é identificar o proprietário do terreno. Pedir os alvarás de construção do muro, como ele foi feito, quem foi o engenheiro que fez o muro dessa forma, onde colocou a vida de famílias em risco”, afirma.
Segundo a Defesa Civil, o muro que caiu durante o temporal em Ariquemes pesa cerca de 25 toneladas.
Alagamentos
A forte chuva também alagou ruas e avenidas de Ariquemes na tarde de sábado. Uma das vias mais afetadas foi a Avenida Canaã.
Segundo informações obtidas pela Rede Amazônica, a chuva também afetou o hospital infantil de Ariquemes, que teve o piso alagado.