Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Bombeiros e Polícia: aplicativo piloto que atenderá surdos e analfabetos é lançado em Vilhena




(Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

O projeto piloto do aplicativo S.O.S Surdos já está disponível para dispositivos Android na plataforma Google Play. Idealizado pela vilhenense Verônica Almodóvar em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares e a Polícia Militar, a principal função do App é socorrer surdos e analfabetos em situação de emergências.

O lançamento oficial do aplicativo aconteceu durante a manhã desta quinta-feira (12 de dezembro), no auditório da Prefeitura de Vilhena. Estiveram presente militares do Corpo de Bombeiros, o Comandante da Polícia Militar de Vilhena – Diego Batista Carvalho, o Comandante do 3º BPM do Corpo de Bombeiros de Vilhena – Joaquim da Silva, além de moradores e empresários envolvidos.

Verônica Almodóvar durante apresentação do projeto (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Como explicou a desenvolvedora do S.O.S Surdos, há uma grande dificuldade por parte do grupo ao precisarem chamar socorro em situações urgentes. Sem poder escutar, torna-se impossível para os surdos conseguirem ligar para pedir socorro. O app então viria para substituir essa ligação, facilitando à vítima solicitar o pedido rapidamente.

- Advertisement -
- Advertisement -

A plataforma também foi idealizada para atender à população analfabeta. Com desenhos e um cadastro rápido feito uma única vez, o app permite que a vítima fique logada a partir de então. Após isso, uma tela com opções de ocorrências (como incêndio, afogamento, roubo, furto, etc.) atendidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar é mostrada ao usuário.

- Advertisement -

Exemplo da tela Google Play com o aplicativo (Foto: Print/Folha de Vilhena)

Depois de escolher em qual situação de urgência está, a vítima faz o chamado, que é encaminhado diretamente à unidade militar com dados e endereço gerado com ajuda do GPS do aparelho celular. Tanto o PM quando o BM então receberá uma notificação, atenderá ao pedido e informará que a viatura está a caminho. A vítima será informada também através de notificação do processamento da ocorrência.

Todos os pedidos de socorro serão registrados por meio de um sistema da desenvolvedora, gerando relatórios. A expectativa é de que o aplicativo venha facilitar para ambos os lados do atendimento. Por isso, tanto policiais quanto bombeiros estão recebendo uma capacitação em Libras para poderem lidar da maneira correta com uma vítima surda.

Em Vilhena há, aproximadamente, 145 surdos cadastrados. Acredita-se, no entanto, que o número seja ainda maior devido aos moradores que não realizaram seu cadastro. O S.O.S Surdos será uma importante ajuda para o município, sendo apresentado também em Porto Velho e posteriormente para outros Estados.

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas