Quatro produtores culturais de Vilhena estão entre os contemplados pelo Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com o prêmio Descentrarte. Nas palavras da deputada Rosângela Donadon, trata-se de “um belo presente para Vilhena na comemoração dos 42 anos do município”, completados nesse dia 23. Cada ganhador será premiado com recursos para a viabilização dos projetos submetidos ao certame.
Na categoria dança, classificou-se Marcio Pereira Guilhermon, com o projeto “Oficina de Dança Afro-Brasileira – Reconstruindo o Quilombo”. Andréia Santos Machado classificou-se em produção literária com o projeto “Revista Cultural Aventuras na Amazônia”. Em artes visuais, Washington Kuipers de Moraes foi classificado com o projeto “Oficina de Fotografia Faces de Quilombo”. E na categoria teatro Queiteane Cintia Martins Rodrigues classificou-se com o projeto “Espetáculo Teatral História de Rita.
Atenta à movimentação cultural no Estado de Rondônia, Rosângela Donadon, que é membro da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, destacou a importância da conquista dos produtores vilhenenses para a efetiva inserção de Rondônia na Política Nacional de Cultura. E destacou que, “acima de tudo, esses produtores culturais de nosso Estado, ao conquistarem esse pódio nacional que é o Prêmio Descentrarte, ofertam um belo exemplo para nossos jovens e isso é o mais nos anima e gratifica, pois o mais importante que se pode fazer na vida é o que beneficia as novas gerações”.