A decisão judicial que afastou pela segunda vez o Vereador Vanderlei Graebin (PSC) foi expedida na manhã dessa quinta-feira (24 de outubro), sob autoria do Ministério Público do Estado de Rondônia. Graebin tinha recentemente assumido seu cargo após ter sido afastado.
Graebin teve seu mandato cassado em 2017, após se envolver em uma CPI onde constava sua participação em um esquema de crimes contra a Administração Pública (confira aqui). No início desse mês, no entanto, ele teria retornado às funções públicas, tendo até participado de sessões na Câmara.
No entanto, a 1ª Vara Criminal decidiu afastar Vanderlei do cargo imediatamente nessa quinta-feira. Segundo a justificativa, o citado poderia representar risco ao erário estando à frente das funções na Câmara de Vereadores.
A decisão foi assinada pela Juíza Liliane Pegoraro, e também manteve o afastamento do Vereador Antônio Marco de Albuquerque (popular Marcos Cabeludo – PH) e um terceiro envolvido.
Com o mandato de Vanderlei impedido, o suplente do Vereador, Wilson Tabalipa (PV) deverá assumir o cargo na Câmara novamente.