A unidade básica de saúde Afonso Mansur foi adotada como a “Unidade Básica de Saúde laboratório” para receber as mudanças que o projeto de Planificação da Atenção Básica está implantando em todo o país. Este poderoso mecanismo de padronização da saúde vai nivelar o atendimento, o cadastro e o acompanhamento dos agentes comunitários de saúde, com melhorias e adequações físicas. Por isso, a estrutura do prédio passa por reforma atualmente, através da Unesc (Faculdades Integradas de Cacoal). A obra deve ficar pronta dentro de, no máximo, seis meses.
A planificação acontece em parceria do município com os governos Estadual e Federal. Tendo em vista que a unidade possui equipe completa, grande fluxo de pacientes e boa localização, foi escolhida para a aplicação do projeto. Durante este processo a comunidade atendida pela UBS agora passa a receber atendimento no Centro de Especialização em Reabilitação (CER), que fica localizado na Rua Aricy Firmino Lopes Mandarin, N° 372, no Jardim Eldorado.
“A reforma da unidade básica tem recursos da Unesc como contrapartida da faculdade ter instalado o curso de medicina em Vilhena. Acredito que em quatro meses a reforma estará concluída e a UBS habilitada para os serviços da saúde da família para receber a população”, pontuou a coordenadora da Atenção básica, Ana Carla.
Para o prefeito Eduardo Japonês, essa planificação será um grande avanço para as unidades de saúde do município. “Melhorar as unidades básicas é um de nossos principais objetivos na Saúde de Vilhena. Isso vai ajudar no desafogamento do Hospital Regional, tendo em vista que futuramente todo os postos de saúde serão planificados e padronizados”, conclui Eduardo.