No dia em que Cuiabá registrou a maior temperatura dos últimos 108 anos, com 42,3ºC, o chão do Centro da cidade chegou a marcar mais de 60ºC. Isso é o que mostra vídeo feito pelo empresário Cesar Laércio Albring, feito na última segunda-feira (16), utilizando um termômetro apontado para o cimento da sua calçada.
“Temperatura de Cuiabá na rua, neste momento, no sol, o piso está a 60ºC”, diz o proprietário da Multicar. Ao apontar o aparelho para a parede da loja, que fica na sombra, é registrada a temperatura superior a 41ºC.
“Nós trabalhamos com ar condicionado veicular, atendemos todo o Estado e como estava muito quente, resolvemos fazer o teste para ver em quanto estava a temperatura. As pessoas estão reclamando muito de defeito de ar. Ficamos impressionados”, acrescentou o empresário, em entrevista ao Olhar Direto.
Cuiabá voltou a bater recorde de calor e, desta vez, não só deste ano. A tarde desta segunda-feira (16) foi a mais quente em 108 anos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 42,3ºC às 14 horas (horário de Mato Grosso). Neste ano, os termômetros já haviam chegado aos 42ºC, o que era o recorde de 2019.
O recorde de calor histórico anterior em Cuiabá era de 42,2°C em 6 de outubro de 1940. Esta é a maior medição desde 1911, quando tiveram início as medições.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que nesta terça-feira deverá ter máxima de 40ºC e a mínima de 24ºC.
https://www.youtube.com/watch?v=uNxAj777yx0#action=share