O Centro de Atendimento à Mulher (CAM) em parceria com órgãos como a Patrulha Maria da Penha, OAB Mulher e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMMAS) lançará na próxima quinta-feira (08 de agosto) o “Simpósio Maria Somos Todas Nós”.
Letícia Maria Cardoso, psicóloga do CAM, contou em entrevista ao site Folha de Vilhena que o evento será voltado necessariamente para a sensibilização em torno do tema “violência contra a mulher”. A psicóloga explica que conhecer sobre a violência, todos conhecem, e que por isso o primeiro plano da organização (exibir um filme) não traria tanta sensibilização.
“Pouquíssimas pessoas sabem o que é o atendimento do CAM, e poucas sabem que não precisa de denúncia para ter atendimento psicológico. O atendimento é ofertado, nós temos grupos de mulheres e em alguns casos o atendimento é individual. Mas, a intenção do programa é sempre o atendimento em grupo, justamente para que ela se sensibilize dentro dele e consiga no mínimo se sentir acolhida”, comentou Letícia, informando que no Simpósio serão tratados assuntos referentes ao CAM, Patrulha Maria da Penha e toda a rede de atendimento à mulher vítima de violência.
Surgindo de uma reunião do Conselho da Mulher, o Simpósio consistiu por fim em uma mesa redonda onde estarão presentes a psicóloga, a Delegada Solângela Guimarães (responsável pela Delegacia da Mulher), Pâmela Vargas (representando a OAB Mulher), assim como a representante da Patrulha Maria da Penha.
Em 2018, o CAM já havia realizado um evento semelhante. Esse ano a organização trabalhou com afinco na divulgação, seja em redes sociais, como em uma plataforma gratuita para inscrições. Letícia explica que a adaptação visa, principalmente, a economia de papéis na impressão de certificados.
Segundo ela, já houveram eventos em que a expectativa era de 150 certificados emitidos e entregues. Desses, apenas 70 foram passados adiante, enquanto os demais foram deixados guardados por falta de uso. Esse ano, com a plataforma, os certificados serão enviados por e-mail para os participantes ao fim do Simpósio, que poderão imprimir por conta.
Até o momento já foram 95 inscritos, e as inscrições continuam acontecendo tanto no site (através do link www.even3.com.br/mulhervha) quanto através do telefone do CAM (69 3322-6486). O Simpósio é aberto ao público, com certificado de 2 horas de participação (das 19h00min às 21h00min).
O evento será realizado no Auditório da Prefeitura de Vilhena, a partir das 19h00min, com participação especial da artesã Hurby Santos.
O CENTRO DE ATENDIMENTO À MULHER
“O CAM é o único órgão no município a nível de estado que a gente consegue ter uma efetivação da rede, do funcionamento dessa rede entre Delegacia, Patrulha Maria da Penha, e o CAM enquanto órgão de defesa”, comentou a psicóloga. Criado em 2005, o órgão funciona dentro das políticas públicas enquanto CREAS.
“Mas também não é só o CREAS (porque ele é para atender as crianças e adolescente vítimas de violência), mas dentro das políticas públicas nacionais para a mulher, porque quando foi criado foi dentro dessa política de criação para atender essa mulher vítima de violência”, explicou Letícia.