O segundo lote será entregue em Porto Velho, dia 9 de setembro. Além destes municípios, serão atendidos Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Ministro Andreazza, Cacoal, Pimenta Bueno, Presidente Médici e Teixeirópolis. Ao todo 19 cidades serão contempladas com as apostilas.
A ideia do projeto surgiu a partir da experiência da professora e pesquisadora Vanessa Nogueira Macedo, da Escola Municipal Jandinei Cella, de Ji-Paraná (RO), que baixou as apostilas de Português e Matemática da internet e as aplicou em sala de aula. Como resultado, o Ideb da escola atingiu 8.2 em 2017, uma excelente pontuação. Em seguida, a então secretária da escola, Camila Luana Castro Lima Ferreira, divulgou os resultados, chamando a atenção do Sebrae.
As apostilas são de autoria de uma equipe de professores da Secretaria de Educação de Duque de Caxias (RJ) e, diante do sucesso alcançado pela escola, o Sebrae/RO obteve autorização da instituição para reproduzir e aplicar o material para cerca de 25 mil alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental em Rondônia. Para isso, foi estabelecida uma parceria com a Central Sicoob Norte, além do Instituto Sicoob, que, entendendo a dimensão do projeto, investiu na sua impressão, cuja qualidade permitirá sua utilização nos anos de 2019 a 2022, impactando 100 mil alunos nesse período.
Aos conteúdos de matemática e português da apostila de 196 páginas foram acrescentados o material do programa Educação Empreendedora do Sebrae e deEducação Financeira e Cooperativista do Sicoob. “Um dos princípios da nossa instituição é fomentar educação, formação e informação. E com este investimento, nos aliamos a um projeto com o objetivo nobre de elevar o nível da educação básica em Rondônia, acrescentando conteúdos tão relevantes na atualidade. Saber como empreender, administrar seu próprio dinheiro e investir na educação é um grande ganho para a população”, afirma Ivan Capra, presidente da Central Sicoob Norte.
O Sebrae/RO está em fase de contratação da consultora Darlênia Almeida Guimarães, de Minas Gerais,especialista em Cultura e Educação Cooperativa, Financeira e Empreendedora, para a capacitação de dois monitores a serem indicados por cada município contemplado pelo projeto. Estes profissionais serão os responsáveis por replicar o aprendizado aos professores da Educação Básica. A previsão é de que ainda em setembro a capacitação seja oferecida em Ji-Paraná e Cacoal. Os monitores poderão escolher entre as duas localidades para o treinamento.