Fazendo parte da maior bacia hidrográfica do mundo, o Rio Madeira, em Rondônia, abriga mais de 800 espécies de peixes e convida os amantes da pesca esportiva para uma aventura. Reconhecida como esporte em 2018, pelo Ministério do Esporte, a prática transformou Rondônia no Estado oficial da pesca esportiva e começa a movimentar, no verão amazônico, a chegada de diversos turistas com vontade de fisgar um peixe.
Aproveitado o investimento na área, Fábio Baca, amante do esporte, criou um canal no Youtube, que segundo a descrição é “independente, com foco na pescaria, no peixe, na natureza, na diversão entre amigos e na preservação do ambiente” e conta com mais de 600 mil inscritos.
No vídeo de maior acesso do canal, Fábio Baca mostra a pesca de traíra, peixe de água doce, presente em vários rios e lagos do país.
Além do youtube, Fábio também possui um Instagram, com mais de 30 mil seguidores, que reúne fotos de peixes, dicas de pescaria e imagens de lugares paradisíacos. Nos rios de Rondônia, Fábio procura os melhores locais para a prática esportiva, mas não revela onde ficam.
O QUE É PESCA ESPORTIVA?
A prática do esporte consiste em fisgar o peixe, apenas pelo prazer de pescar, no convívio sadio com a natureza, onde o pesque-e-solte é prioridade.
Geralmente os pescadores pesam, medem e fotografam o peixe antes de devolvê-lo a água, para que ele cresça e desove mais vezes, a fim de aumentar a população. Em água doce, a chance de sobrevivência é maior do que na água salgada.
Muitos cuidados são necessários para que o peixe não seja ferido pelo anzol ou no momento de soltura. Para isso, existe uma série de equipamentos e acessórios que auxiliam no melhor aproveitamento da prática.
Texto: Thaís Nauara e Karina Quadros
Fonte: Globoesporte/ro