Mais de 30 sites da prefeitura de Porto Velho saíram do ar depois que hackers invadiram o servidor do poder executivo, na noite de domingo (14). Pelo Twitter, o VandaTheGod assumiu a autoria do ataque.
Após invadir o servidor da prefeitura, os hackers postaram uma foto de vários políticos conhecidos, entre eles o ex-presidente Michel Temer e a ex-presidente Dilma Rousseff. Abaixo da imagem, o grupo escreveu uma mensagem de protesto contra a corrupção em pelo menos 36 sites da administração municipal.
Entre os sites derrubados pelo VandaTheGod estão o da prefeitura, Semes, Semaf, Semusa, Funcultural, Ouvidoria, Semagric, Semed e Semur. As páginas de compras, o de servidores públicos, da transparência e arquivos também foram invadidos.
Internautas que tentavam acessar o endereço com o domínio portovelho.ro.gov.br encontravam uma página de erro. Até a publicação desta reportagem, as páginas seguiam fora do ar.
Em nota, a prefeitura de Porto Velho diz que nenhum site importante ou sigiloso foi modificado no ataque (leia ao fim da matéria).
2° ataque em um ano
Em junho do ano passado, hackers do D4RKR0N invadiram e derrubaram 21 sites da prefeitura de Porto Velho. “Corrupção há em todo lugar, mas no Brasil virou cultura política”, dizia parte da mensagem exibida na época aos internautas.
Veja, abaixo, a íntegra da nota sobre o ataque virtual deste fim de semana:
NOTA À IMPRENSA – CMTI
A Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI), de Porto Velho, informa que, na noite desse último domingo (14/7), ocorreu um ‘Web Defacement’ (desfiguração de site). Nenhum dado importante ou sigiloso da Prefeitura de Porto Velho fora perdido ou modificado. A equipe de TI trabalha para restabelecer os serviços o mais rápido possível.
Prefeitura de Porto Velho – Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI)
Fonte: G1/RO