O evento é direcionado para 50 instrutores do Proerd e busca nivelar as ações do Programa em todo Estado, colaborando para o desenvolvimento de ações preventivas de combate à violência e drogas nas escolas.
As ações do Proerd estão previstas no Plano Estadual de Educação (PEE) e, para tanto, foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) com o objetivo de implantar e implementar o Proerd para os estudantes da rede pública estadual de ensino em Rondônia.
A secretária adjunta da Seduc, Conceição Alves, acredita que o Proerd é um grande meio de esclarecimento, especialmente no momento em que o jovem busca a socialização, a ser aceito na sociedade e precisa de apoio para não cair nas tentações do meio. “Com o apoio dos instrutores do Proerd, o adolescente fica preparado para aprender a dizer não às drogas” afirma Conceição.
O programa foi idealizado pelo departamento de Polícia de Los Angeles na década de 80, chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. Em 2000 foi realizado o primeiro curso em Rondônia para instrutores na cidade de Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. Hoje, está estruturado em 18 municípios, contando com 28 instrutores ativos.
Está estruturado em uma Pirâmide: Polícia, Família e Escola, através dos instrutores, mentores e os pais, buscando como orientar e criar ambiente positivo, auxiliando, assim, no controle de impulsos e tomada de decisões conscientes, no melhor desenvolvimento de crianças e adolescentes, protegendo-os da violência. O programa conta com 273 mil alunos formados em 19 municípios do Estado.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) completa 18 anos de formação de instrutores e, neste ano, todos foram reunidos no I Seminário de práticas pedagógicas Proerd, com a finalidade de promover a troca de experiências, a multiplicação dos conhecimentos aperfeiçoando com novas práticas o saber dos educadores do Proerd em todo Estado.
Enquanto educadores sociais, a missão dos formadores é a de levar aos estudantes um novo modo de pensar sobre os problemas que se tornam banais aos olhares dos adolescentes.
Com currículo do Proerd definido é preciso aperfeiçoar constantemente na metodologia Socioemocional proporcionando um enriquecimento de conhecimentos que serão compartilhados, não ficando somente na mera reprodução de saberes.
O Seminário teve início na manhã desta quinta-feira (18) e prossegue até o a tarde desta sexta-feira (19).
EXEMPLO