No mês de março deste ano, mulheres que já superaram o câncer, ou ainda estão em tratamento contra a doença no Hospital Oncológico São Daniel Comboni de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, tiveram um dia inteiro de muito glamour, com direito a maquiagem, penteado, sessão de fotos e um desfile no tapete vermelho.
A ideia era homenagear e melhorar a autoestima das pacientes. Para finalizar o projeto, as fotos dessas mulheres estão protagonizando um calendário. O objeto que conta com a participação de 26 mulheres está sendo vendido por R$ 10.
Uma das modelos do calendário é a dona de casa Andreia Martins. Ela superou um câncer na mama. Segundo Andreia, a família foi fundamental na vitória contra a doença e contar com o tratamento na mesma cidade onde mora a encorajou a seguir até o fim.
“Quando fui diagnosticada com câncer, eu tinha uma filha ‘especial’ que não ficava longe de mim nem mesmo duas horas. O fato de ter o tratamento na mesma cidade onde moro foi muito importante. Minha filha morreu no final do tratamento, mas pude estar com ela sempre que precisava. Se eu tivesse que escolher entre me tratar em outra cidade e estar com minha filha, teria escolhido ficar com ela”, contou Andreia emocionada.
Além de ser uma das modelos do calendário, a ideia da execução do projeto também partiu da professora Maria Isabel Pastrolin. Ela venceu um câncer na mama e durante o tratamento apresentou ao hospital o projeto da execução do calendário. A ideia surgiu há cinco anos e somente agora foi concretizado.
“Acho que tudo acontece no tempo de Deus. Estou muito feliz em participar desse momento, é um sonho realizado. Durante o tratamento nunca abaixei a cabeça, sempre procurei sorrir e seguir em frente. E agora olhando as fotos do calendário é isso que vejo nessas ‘guerreiras’ a cabeça erguida e a força para superarem”, disse Isabel.
Para executar o projeto, foi necessário o envolvimento de parcerias. Pessoas que doaram o trabalho resultando na elaboração do calendário. A secretária da Associação Assistencial a Saúde São Daniel Comboni (Assdaco), mantenedora do Hospital do Câncer de Cacoal, Maria Lindomar dos Santos, afirma que o foco de todo o projeto era levantar a autoestima das mulheres em tratamento contra o câncer.
“Ver elas se envolvendo com o projeto, fazendo poses para as fotos, foi algo impagável. A missão da Assdaco é a prevenção, queremos prevenir para o câncer não existir. Esse calendário é uma forma de ter na sua mesa uma lembrança da importância em cuidar da saúde. O valor é simbólico e a ideia é que todos possam adquirir e contribuir com essas campanhas”, disse Lindomar
O calendário é ilustrado por 26 mulheres. Ele está sendo vendido por R$ 10 e todo o valor adquirido com a venda será revertido para campanhas de prevenção contra o câncer. A tiragem inicial foi de 3 mil exemplares. Esses calendários podem ser comprados no escritório da Assdaco, que fica no mesmo prédio do Hospital São Daniel Comboni em Cacoal.
Fonte: G1/RO