Morreu ontem, 30 de maio, em Cacoal o professor Ismael Cury, de 84 anos, deixando esposa e filhos e um legado de ter implantado a primeira faculdade particular de Rondônia a UNESC. Ele estava internado com problemas respiratórios no Hospital dos Acidentados, há alguns dias. O velório está sendo realizado na capela da linha 208. O Sepultamento será no cemitério Alto da Paz, linha 208.
Durante 34 anos esteve à frente da Instituição de Ensino Superior Unesc que é mantida pela Associação Educacional de Rondônia, que foi fundada no dia 14 de março de 1985, com 34 anos de criação.
O seu trabalho é reconhecido como pioneiro entre os fundadores de Instituições de Ensino Superior no Estado, sendo o primeiro a ter a coragem de criar da primeira faculdade particular de Rondônia – a Faculdade de Educação de Cacoal, hoje UNESC.
Hoje com unidades em Cacoal sua sede, Vilhena e Porto Velho. “Em 1985, já era ministrado curso preparatório para o vestibular em sala alugada numa escola de ensinos Fundamental e Médio. Mas em julho de 1987 com a implantação do curso de Pedagogia, foi aberta a programação para o Ensino Superior”, recordou o diretor-geral da entidade professor Ismael Cury.
Desde 2009, quando a Unesc foi credenciada pelo Ministério da Educação estendeu também as ações para Vilhena – campus II que oferece os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Ciências Contábeis. Já em 2013, iniciou atividades também na capital, Porto Velho – campus III após credenciamento pelo MEC com a autorização do curso de Engenharia Civil.
Nos seus trinta anos de fundação no ano de 2015 o professor Ismael Cury, declarou: “Logo no início o nosso foco sempre esteve na qualificação dos profissionais daqui, que atuavam na área da educação e que exerciam funções nas escolas do município. Aos poucos, com o crescente desenvolvimento do nosso Estado, foi necessário também realizar o trabalho para outras áreas”.
O professor Ismael Cury veio da cidade de São Paulo a convite do finado prefeito Josino Brito e a princípio, desembarcou em Rondônia para analisar o Estado, conhecer as potencialidades e analisar o que poderia implantar aqui.
Conversou com muitos prefeitos, fiz todo o levantamento e voltou para São Paulo com sua esposa Native Cury.
Algum tempo depois da visita a Rondônia, a família Cury foi surpreendida com um bilhete enviado pelo prefeito de Cacoal, Josino Brito, através de uma banda musical da Cidade de Tupi Paulista, que tocou no carnaval de Cacoal.
Logo após Ismael Cury voltou a cidade para ter uma conversa com o prefeito, ele deixou claro que o que ele mais queria para Cacoal era uma faculdade.
Josino Brito propôs e Ismael Cury aceitou o desafio de implantar uma instituição. Como incentivo e apoio o município doaria uma área para a instalação da faculdade.
DOAÇÃO DE ÁREA
O prefeito deu a área, que é a mesma em que esta a sede da UNESC até hoje. A área havia sido desocupada pelo Incra e possuía barracões antigos. O prefeito Josino deu o prazo de quatro anos para que as aulas começassem, se não o terreno teria que ser devolvido ao município.
A família Cury aceitou o desafio! Nos dois anos seguintes professor Cury ficou em Cacoal, preparando todo o projeto de implantação da Faculdade e sua esposa em São Paulo, com as crianças, que estavam estudando, e também trabalhando por lá, para que tudo desse certo e conseguissem implantar a primeira instituição de ensino superior privada de Rondônia”, conta sua esposa Native Cury em entrevista do ano de 2015 ao jornal Diário da Amazônia.