A 12° edição do Recital de Viola Caipira vai ser realizado neste sábado, 25, a partir das 20h00, no salão de eventos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em Vilhena. Toda a organização do evento é coordenada pelo Centro de Ensino Musical Dom Divino, que promove esse evento duas vezes ao ano.
O encontro vai contar com apresentação de 40 violeiros caipira, e reúne estudantes de várias idades, crianças de 7 anos e até adulto com 65 anos. Segundo o professor de viola, “não é difícil saber quem são os alunos de viola caipira, pois o chapéu e o estilo sertanejo mostram com orgulho quem faz parte das raízes sertanejas”.
A reportagem do FOLHA, entrevistou o professor de viola, que é o coordenador do evento, Dieison – conhecido por Brutus Viola. De acordo com Brutus, há mais de 8 anos ele dá aula de viola aqui em Vilhena, e cada dia está aumentando a demanda pelo ensino. “Aqui na escola não temos escolha de idade para ensinar, todos que quiserem aprender serão bem vindos, as portas estão sempre abertas para recebê-los”, enfatizou.
Segundo o professor as apresentações seguem o repertório da música sertanejo-raiz. O valor do ingresso é 25 reais por pessoa. Na hora será vendido pelo mesmo valor. Além das apresentações dos violeiros, o evento vai contar com um show da dupla Claudio & Gustavo, que vai lançar sua carreira musical neste sábado. Brutos também informou que no evento será sorteada uma viola, chapéu e outros brindes para os participantes do recital.
Os dois integrantes da dupla são frutos de Vilhena. “Eu nasci e cresci aqui nesta cidade, tenho orgulho de ser vilhenense. Há mais de 5 anos faço aula de viola nesta instituição, conheci meu parceiro de dupla aqui fazendo aula”, destacou Claudio.
“A viola e o cancioneiro caipira são representantes genuínos da nossa música, por isso merecem o reconhecimento e respeito do nosso professor da escola Dom Divino. Nós fazemos efeitos sonoros com a viola, mas também fazemos batidas rústicas. Quero estender meu convite a todos para participarem e prestigiarem o evento junto com nós”, conclui Gustavo.
Assista o vídeo da dupla:
Texto e foto: Elilson Fabiano
Fonte: Folha de Vilhena