Desde segunda-feira, uma missão da Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando centenas de atendimentos médicos gratuitos no CER (Centro Especializado em Reabilitação). Composta por vários profissionais especialistas, a ação acontece anualmente e chega em 2019 na terceira edição.
Sendo uma iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e coordenado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena (DTCEA-VH) em parceria com o HAMN (Hospital de Aeronáutica de Manaus), a missão trouxe do Amazonas um grupo de especialistas composto por pediatra, ginecologista, dentista, dermatologista, clínica médica, técnica em enfermagem, auxiliar de dentista, assistente social e psicóloga.
Os atendimentos são realizados com prioridade para aqueles que já estavam agendados no CER e outras unidades de saúde básica do município, bem como para o público interno da Força Aérea, com previsão para, pelo menos, 280 atendimentos. “Ano passado também fizemos a missão aqui no CER e realizamos 600 atendimentos, então é provável que superemos nossa meta em 2019 também. É uma atividade que aproxima a população da FAB e que também permite a Prefeitura somar forças conosco para beneficiar a comunidade que mais precisa”, revela o comandante local da iniciativa, o capitão Davy Andersson Andrade.
Os especialistas têm previsão de realizar 131 atendimentos para os integrantes da Aeronáutica em Vilhena. Além disso, nesta quarta-feira serão realizadas duas palestras: às 9h o tema será Gerenciamento de Estresse e Prevenção ao Suicídio, ministrada pela tenente Fabiana da Aeronáutica junto com o Cras (Centro de Referência em Assistência Social), enquanto às 14h o assunto abordado será “Hepatite e Doenças Sexualmente Transmissíveis”, a ser conduzida pelo SAE (Serviço de Atenção Especializada).
“Fomos muito bem recebidos e a Prefeitura se mostrou muito aberta à realização do projeto. É importante para nós ter esse contato positivo com a administração para conseguir realizar um trabalho de resultados na cidade”, garante o capitão Andrade.
O pastor Francis Godoy, coordenador do CER, agradeceu à FAB. “É um trabalho que nos ajuda a diminuir as filas em toda as especialidades e dá à população um alívio. É uma experiência muito positiva que estaremos sempre dispostos a ajudar na realização”, assegurou.
O prefeito Eduardo Japonês comentou a importância do reforço nos atendimentos. “Vilhena é uma cidade grande e responsável por atendimentos de Saúde de toda a região. Essa ajuda da Força Aérea é providencial para que consigamos aumentar a quantidade de pacientes atendidos em especialidades. Agradeço aos militares pela disposição e responsabilidade com que levaram a missão”, completa.
Os atendimentos acontecem de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 12h.
Texto, Fonte e Fotos: SEMCOM