Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Em Vilhena: Prefeito assina ordens de serviço para construção de dois poços na zona rural




Os moradores de Nova Conquista e da Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Vida (Apronvida) receberam ótimas notícias do prefeito: Japonês assinou ordens de serviço para a construção de dois poços, um em cada local. Esperadas há mais de 10 anos, as perfurações vão atender centenas de pessoas nas duas comunidades.

(Foto: SEMCOM)

Neste sábado os chacareiros de Nova Conquista comemoraram a obra. Em companhia do prefeito Eduardo Japonês e dos vereadores Suchi, Wilson Tabalipa, Ronildo Macedo e da assessoria da vereadora Leninha do Povo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) organizou o evento de assinatura da ordem de serviço para perfuração do poço semi-artesiano no distrito.

O recurso é fruto das emendas impositivas dos três parlamentares, Leninha, Suchi e Tabalipa, sendo que o restante do valor da obra será custeado pelas economias realizadas durante o ano pelo Saae.

- Advertisement -
- Advertisement -

O poço será de 100 metros de profundidade com 8 polegadas e será entregue ainda em maio. “Estamos reivindicando junto ao Departamento Nacional de Infraestruturas e Transportes (DNIT) a recuperação das estradas que liga o distrito à cidade. Temos muitas obras para a zona rural e essas são algumas delas, mas dependemos também do apoio do Estado e da União para realizar essas melhorias em boa parte das estradas que atendem os agricultores da cidade”, disse Japonês.

- Advertisement -

POÇO NA APRONVIDA – A Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Vida (Apronvida), localizada na área rural de Vilhena, às margens da BR-174, também receberá em breve um poço de iguais dimensões. A reunião na qual foi assinada a ordem de serviço contou com a presença de sitiantes, do prefeito, diretores do Saae e do empresário Elson Fagundes, da empresa Arroba Agronegócios, vencedora da licitação que vai executar a obra de perfuração do poço.

Segundo o presidente da Apronvida, Beno Scheuermann, o poço “é uma reivindicação antiga, já que há muito tempo a demanda de água não estava sendo suficiente para atender à necessidade dos moradores da região. Cerca de 70 famílias serão beneficiadas com a obra”.

O servidor de carreira Max Carvallho, encarregado pela parte técnica dos poços do SAAE, disse que a perfuração do poço de 8 polegadas e 100 metros de profundidade atingirá a capacidade de produção de 80 a 90 mil litros de água por hora, utilizando uma bomba de 25 Hp. A previsão de entrega é para o início de maio.

“Atualmente o poço da associação é de 6 polegadas e possui cerca de 70 metros, atingindo em média de 30 a 35 mil litros de água por hora com uma bomba de 10 Hp, capacidade que no período da seca não supre a demanda de todos os moradores. Agora a água disponível será três vezes maior”, concluiu Max.

Ao final, o prefeito ouviu algumas reivindicações dos moradores e apresentou juntamente com o diretor do Saae, Maciel Wobeto, algumas alternativas para melhorar o abastecimento de água e diminuir o gasto excessivo com a energia elétrica dos poços.

 

Texto, Fonte e Fotos: SEMCOM

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas