Proprietários de imóveis no distrito Vila Neide, em Cabixi, no Sul do Estado, estão sendo multados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pressionados a deixarem o local, por estarem em condições de pendências de regularização fundiária. Isso ocorre mesmo o distrito instalado com a aprovação da Câmara de Vereadores.
Na tarde de ontem (23), o deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB), junto com o senador Confúcio Moura (MDB), mantiveram audiência em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general João Carlos de Jesus. O senador e deputado estadual cobraram solução para os processos de regularização fundiária em Rondônia, que tramitam há anos no Incra.
O caso da Vila Neide, distrito localizado na margem do rio Guaporé, criado há cerca de 10 anos, conforme o deputado Ezequiel Neiva, é apenas um exemplo do que ocorre em diversos municípios de Rondônia. De acordo com o parlamentar, o pessoal de lá está sendo quase expulso. “Teve gente que construiu casas, hotéis, fizeram investimentos. Virou um local turístico, e agora o Ibama ta lá, de certa forma, querendo quase que expulsar toda a população desse distrito”, afirma.
Ezequiel Neiva assevera que a audiência com o senador fortalece a intervenção junto ao presidente do Incra para encontrar uma solução no caso da Vila Neide. “Temos hoje aqui a companhia do nosso senador da República, Confúcio Moura, que conhece toda essa problemática do Estado de Rondônia, e com certeza teremos um forte aliado com objetivo de resolvermos esse impasse”, finaliza o deputado.
Foto e Texto: Assessoria