Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Campanha estadual de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 10




Rondônia tem meta preconizada pelo Ministério da Saúde de alcançar 90% de vacinação em cada grupo prioritário – Foto: Daiane Mendonça

Será distribuída a partir desta semana às regionais de Saúde do Estado a primeira remessa de vacina contra influenza (gripe). São 165.310 mil doses, de um total de 423.156 da vacina trivalente para atender aos grupos prioritários durante a Campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe, que ocorrerá entre os dias 10 deste mês a 31 de maio.

As regionais de Saúde irão repassar o primeiro lote aos municípios em quantidades relativas à população de cada cidade. Segundo a diretora geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Ana Flora Camargo Gehardt, a preocupação é que se faça a imunização como prevenção ao vírus influenza A (H1N1) que vem circulando na região. No Amazonas já foram registrados 31 casos de óbitos nos últimos dias.

“Como o trânsito entre os dois estados é muito fácil e frequentes, temos que prevenir para evitar que haja surto no nosso estado”, ressalta. Este ano, em Rondônia, foram notificados 20 casos suspeitos, sendo 14 em Porto Velho. Deles, sete foram confirmados e duas mortes foram registradas na capital. São três os tipos da gripe: H1N1, H3N2, e Influenza B. A vacina trivalente atende a todos os tipos de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

- Advertisement -
- Advertisement -

Informações da Agevisa dão conta de que os dois casos de óbito em Porto Velho eram pessoas do grupo de risco: uma criança de sete meses de vida, que já seria vacinada este ano, já que faz parte do grupo infantil de seis meses a cinco anos de idade; e uma jovem com obesidade mórbida, que fazia parte do grupo de pessoas com comorbidades.

- Advertisement -

Rondônia tem meta preconizada pelo Ministério da Saúde de alcançar 90% de vacinação em cada grupo prioritário, sendo eles: Crianças de seis meses a cinco anos de idade; profissionais de saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; idosos; pessoas com comorbidades; professores; população privada de liberdade (presos); e funcionários do sistema prisional.

“Vamos prevenir e vacinar. Teremos também os o dia 4 de maio como o dia de divulgação e mobilização nacional contra o vírus e importância da imunização”, diz a diretora geral da Agevisa

Pessoas do grupo com comorbidades devem apresentar no ato da vacina a prescrição médica especificando a necessidade da indicação da imunização. Faz parte quem tem doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, e portadores de trissomias.

O próximo lote deve chegar até o sábado (6), completando o total necessário para a imunização de todos os previstos nos critérios da campanha. “Vamos prevenir e vacinar. Teremos também os o dia 4 de maio como o dia de divulgação e mobilização nacional contra o vírus e importância da imunização”, diz a diretora geral da Agevisa.

Fonte: Secom

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas