Em Vilhena, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) está investindo na aquisição e instalação de hidrômetros. A medida, segundo o diretor da autarquia municipal, Maciel Wobeto, tem vários objetivos importantes, como diminuir o desperdício de água, estimular o consumo responsável, evitar as ligações clandestinas, amenizar as perdas no abastecimento e, consequentemente, aumentar a oferta de água para a população.
Análises recentes da autarquia na distribuição de água da cidade revelaram que o desperdício de água prejudica o abastecimento, pois alguns podem sofrer com a falta de pressão na água, visto que muitos estão usando mais água do que o necessário ao mesmo tempo. Além disso, esse comportamento de consumo excessivo força o sistema a produzir mais água, encarecendo o serviço. De acordo com o levantamento, a quantidade de água que é bombeada para a rede seria suficiente para abastecer três cidades do porte de Vilhena.
Para diminuir o problema, o SAAE instalou e substituiu nos últimos seis meses 2,2 mil hidrômetros enquanto aguarda a chegada de mais 900 aparelhos, com investimento de R$ 76,5 mil. O material deve chegar ainda este mês.
O chefe de campo da autarquia, Milson Canhete, detalhou que para ser feita a instalação dos aparelhos são disponibilizados, em média, quatro servidores. “Dos 900 que estamos aguardando a chegada, cerca de 500 hidrômetros serão destinados para substituição de aparelhos danificados”, destacou, revelando que os danos causados por vândalos aos medidores são outro problema enfrentado pelo SAAE.
A autarquia informa que todos os hidrômetros adquiridos são de fabricantes certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia e Normalização) e têm laudo de verificação metrológica, garantindo segurança das informações que serão utilizadas como base de cálculo para cobrança das respectivas faturas de água.
Texto, Fonte e Foto: Asessoria SAAE