A pintura de faixas de uma Mini-rotatória, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes próximo ao SENAI em Vilhena, viraram motivo de piada e memes nas redes sociais. O caso repercutiu após uma postagem na página de comunicação do próprio secretário de trânsito da cidade.
Para criticar com humor, internautas criaram memes com montagens e fotos do local. As imagens e críticas foram compartilhadas em postagens e grupos de moradores da cidade.
A reportagem do FOLHA, procurou o secretário Adjunto, Róccio Aires, da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SEMTRAN) para falar sobre a repercussão. De acordo com o secretário, foi feito uma observação sobre o fluxo de veículos no local e constataram que sem faixa demarcativa, os veículos acabam transitando de maneira arriscada. Com a marcação em forma de rotatória, os condutores podem utilizar o espaço correto para realizar as manobras sem risco de acidente.
“Após a conclusão do trabalho passei um tempo observando se haveria alguma melhoria, e tive a felicidade de verificar que a grande maioria dos motoristas realmente tem seguido a marcação feita no asfalto. Isso significa que houve uma melhora no trânsito, diminuindo risco de acidentes, que é o nosso objetivo”, disse Róccio.
Sobre a passagem de veículos por cima da faixa, o secretário comentou que a demarcação é para educar os condutores e precisa ser respeitada, mas muitos motoristas não têm consciência e continuam fazendo conversão irregular no cruzamento que esta sinalizado.
O secretário informou que a pintura das faixas foi feita pela própria secretaria, e este projeto visa uma economia na sinalização do trânsito. A confecção desta Mini-rotatória custa em média 300 reais cada uma, e hoje na cidade só há aquela faixa rotatória. Entretanto, a secretaria pretende implantar outras de acordo com a necessidade.
Essa demarcação viária possui total legalidade na lei de trânsito, e faz parte da Resolução 236 do livro N° 4 do CONTRAN.
Texto: Elilson Fabiano
Fotos: Elilson Fabiano
Fonte: Folha de Vilhena