O rio Madeira atingiu nesta terça-feira (26) a cota de cheia em Porto Velho. Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira, por volta de 3h45 o rio marcou 17,11 metros, a maior cota do ano.
Segundo a Defesa Civil, 17 metros é a cota de transbordamento para uma eventual cheia na capital. Na tarde de segunda-feira (25) o rio marcava 16,85 metros.
Às 3h da madrugada desta terça-feira, a água subiu rapidamente e chegou aos 17 metros. Quarenta e cinco minutos depois, o rio subiu ainda mais e atingiu a maior cota do ano: 17,11 metros.
Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), mesmo atingindo o recorde do ano, o rio Madeira voltou a recuar durante a manhã desta terça-feira. Às 10h da manhã a cota era de 16,67 metros.
A tendência para os próximos dias é que o rio tenha uma estabilidade, porém a previsão de chuva para a capital do estado nos próximos dias.
Na segunda-feira, o G1 mostrou que o rio Madeira iria atingir a cota de inundação, de 17 metros, em até 48 horas.
Mais de 400 atingidos
A cheia do rio Madeira já atinge mais de 400 pessoas na capital. Mais de 10 famílias estão desabrigadas e pelo menos 28 desalojadas.
“Os desabrigados estão na área rural e são mantidos em barracas, com ajuda das secretarias envolvidas no apoio humanitário”, explicou Marcelo Santos, coordenador de Defesa Civil do município.
A cheia já prejudica produtores rurais em distritos. Alguns deles já perderam toda lavoura devido ao avanço da água nas propriedades.
Cheias históricas
Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira atingiu mais de 19 metros. Milhares de pessoas foram retiradas de casa.
Outro ápice do nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.
Fonte: G1/RO