Nesta sexta-feira, 15, moradores de diferentes municípios rondonienses foram às ruas para protestar contra o reajuste na conta de energia. As contas com valores exorbitantes já chegaram às residências dos usuários.
Em Vilhena, os moradores motivados pela revolta com o aumento considerado por muitos abusivo, apresentaram faixas e tocaram músicas alusivas à indignação do povo, bem como o hino nacional do Brasil. Além disso, várias folhas de abaixo-assinado foram distribuídas e assinadas pelos presentes no momento da manifestação.
Em Colorado do Oeste, manifestantes também ocuparam a frente do Escritório da Energisa/Ceron, localizado na Rua Tupi. Eles alegam que o reajuste é injusto e imoral. Vários representantes de entidades e políticos falaram aos consumidores conclamando para protestar.
Utilizando carro de som, vários cidadãos utilizaram o carro de som volante, declarando palavras de indignação a respeito do reajuste na conta de energia.
Considerando que Rondônia é um dos Estados que mais produz energia elétrica no Brasil, com duas Usinas Hidrelétricas de grande porte, pagar mais caro nas tarifas é um desrespeito com o bolso da população rondoniense.
O aumento em mais de 25% da energia no estado prejudica a classe em geral, envolvendo trabalhadores, empresários, agricultores e industrialistas além das famílias mais carentes.
A Associação Comercial e Industria de Colorado do Oeste elaborou uma abaixo-assinado, onde coletou centenas de assinaturas. O documento estará em vários locais do municípios para coletar mais assinaturas.
Texto: Redação FV/Conesul Acontece
Fotos: Mizellen Amaral/Thiago Vieira