Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela coluna vertebral, levando ao surgimento de sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.
Geralmente, a radiculopatia é provocada por uma compressão das raízes nervosas, devido a doenças como hérnia de disco ou artrose da coluna, mas também pode surgir devido à outras causas como inflamação, isquemia, trauma na coluna ou infiltração por um tumor.
Qualquer localidade da coluna pode ser afetada, entretanto, é mais comum nas regiões lombar e cervical, e o tratamento é feito de acordo com a sua causa, o que inclui fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para dor e, nos casos mais graves, cirurgia.
Como é tratada?
O tratamento da radiculopatia depende da sua causa, indicado pelo ortopedista ou neurocirurgião, e inclui a realização de fisioterapia, com exercícios de alongamento, manipulação das vértebras e fortalecimento muscular, por exemplo, o que pode levar à cura dos sintomas ou, pelo menos, aliviá-los.
Além disso, o médico poderá indicar o uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para controlar a dor e o desconforto.
Em alguns casos mais graves, o médico poderá indicar a realização de cirurgia, principalmente para a descompressão da raiz nervosa.
Prevenção:
– Não carregue bolsas, sacolas ou mochilas muito pesadas;
– Não fume;
– Exercite-se regularmente;
– Cuide da postura ao usar dispositivos móveis.
Veja também:
O que faz um médico especialista em dor? Por Dr. Juliano Almeida
Você sente dor nas costas? Pode ser Lombalgia; por Dr. Juliano Almeida
O que é Artrose? Por Dr. Juliano Almeida
Atendendo em Vilhena *Stúdio Litiê Ferreira: (69) 3321 6144 Rua Ricardo Kullert, n° 331, próximo ao Hospital Bom Jesus em Vilhena.