A lombalgia provoca dor no final da coluna (região lombar), e pode ser acompanhada ou não de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas no mesmo sentido do nervo ciático.
Está cada vez mais comum encontrar pessoas reclamado de dores na região lombar. Segundo a OMS, cerca de 80% da população tem ou terá, em algum momento da vida, esse tipo de dor.
No Brasil, ela lidera as causas de afastamento do trabalho, mas não se restringe apenas aos adultos – crianças e adolescentes são cada vez mais presenças recorrentes em consultórios.
A lombalgia pode ser classificada como aguda (surgiu há menos de 6 semanas) ou crônica (está presente há mais de 12 semanas).
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
Ela pode ser causada por má postura, um mal jeito nas costas ou pode estar associada a outras doenças, como hérnia de disco ou artrose na coluna. Seu tratamento é feito com a toma de anti-inflamatórios e analgésicos e sessões de fisioterapia, que podem envolver uso de bolsas de água quente, exercícios e alongamentos.
*Dr. Juliano Almeida e Silva (médico ortopedista e traumatologista)
Você se identificou com o texto? Marque já uma consulta!
Atendendo em Vilhena *Stúdio Litiê Ferreira: (69) 3321 6144 Rua Ricardo Kullert, n° 331, próximo ao Hospital Bom Jesus em Vilhena. Foto capa: Blog Pilates