Cada vez mais as mulheres estão conquistando o mercado de trabalho e, apesar das dificuldades que encontram está se tornando comum conhecer uma empreendedora. Além da grande desigualdade enfrentada no âmbito profissional, as mulheres também tem que lidar com outro fator nessa equação: a vida pessoal.
Filhos, casa, marido, a correria parece não ter fim na vida daquelas que passam o dia fora e quando chegam em casa ainda tem que desempenhar a segunda etapa da sua jornada diária. Imagine agora aliar profissional ao pessoal: ser dona do seu próprio negócio, bem ao lado de casa?
Foi o que a jovem Franciely Marcon resolveu fazer, ao abrir sua própria esmalteria em um espaço pequeno, porém aconchegante para seus clientes em frente à própria residência. O salão localizado na Avenida Brasil, N° 5188, fica em frente a uma oficina de motocicletas e já conta com a aprovação de muitas clientes.
O COMEÇO
Fran (como é conhecida profissionalmente) conta que iniciou seu trabalho de manicure quando ainda criança, fazendo cursos profissionalizantes e trabalhando em salões para ajudar nas despesas da casa.
“Trabalhei quatro anos em Cerejeiras quando iniciei há mais de 20 anos atrás. Depois fui morar com a minha mãe, em Corumbiara. Depois eu parei, procurei outros rumos na minha vida”, comenta ela sorrindo ao relembrar os velhos tempos.
Desempenhando funções de secretária, gerente, etc., Fran conta que as dificuldades no emprego surgiram quando ela teve o primeiro filho. A divisão das preocupações entre casa e serviços são um dos principais fatores para que as mulheres deixem de trabalhar, o que não foi caso dela. Mesmo abandonando o serviço que prestava, ela continuou como manicure e conquistou seu espaço e suas clientes nos últimos dois anos.
Formada em administração, a empreendedora revela: “sou formada em administração, mas não gosto da minha área. Porque eu não gosto de trabalhar fechada, gosto de conhecer pessoas, conversar e ter essa interação”.
O TRABALHO E A CASA
Fran relata que o que a motivou foi principalmente a possibilidade de ficar perto dos filhos, e de poder monitorar o crescimento deles. “É uma coisa que eu sofria muito quando trabalhava fora, porque trabalhando fora a gente acaba ficando com a cabeça em dois lugares: no serviço e em casa. E hoje não, por mais que eu não estou mais dentro da minha casa, eu estou bem do lado, então acaba ficando melhor”.
Com os filhos por perto, a bela empreendedora passou a investir no salão peça por peça, orgulhando-se do que já conquistou. “Não sinto mais vontade de trabalhar fora, eu gosto desse espaço que tenho. E além dos serviços de manicure e pedicure, agora eu tenho uma sobrinha que está trabalhando comigo no salão que oferece serviço de maquiadora”, conta ao afirmar já ter mais de 20 clientes fixas mensais na esmalteria.
Com trabalhos que variam de R$ 30,00 (pé e mão) a R$ 100,00 (pacote mensal pé e mão), a empresária se orgulha em afirmar que cria as próprias joias com as quais enfeita as mãos das clientes, sem cobrar acréscimo para colocar as peças nas unhas. “Você como cliente é livre. Escolhe cor, desenho, faço tudo para agradar as meninas que atendo, e faço com prazer meu trabalho”.
Para conhecer mais sobre o trabalho da jovem, marque um horário pelo telefone (69) 98426-8965, ou passe na esmalteria e conheça o espaço. Atendimentos são realizados apenas com agendamento.
Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Folha de Vilhena