Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Sábado, 23 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Sábado, 23 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Desempenhando papel de Papai Noel em Vilhena há 25 anos, pioneiro passa bastão para novo bombeiro


Banner


Natalino, Papai Noel em Vilhena há 25 anos (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Realizando há 25 anos o papel de Papai Noel da cidade de Vilhena, Natalino Luiz (54 anos, bombeiro da reserva, pioneiro vilhenense e atualmente residindo em Cuiabá/MT) se lamentou por não poder participar da entrega dos presentes de Natal de 2018 na manhã desta terça-feira (18) de dezembro, em entrevista ao Folha.

O bombeiro afirma que a motivação foi um compromisso assumido no Estado do Mato Grosso, que necessitará da presença de Natalino já na segunda-feira (24). Embora se afaste do posto, Natalino passou o bastão para o novo Papai Noel que substituirá o bombeiro, o Soldado Ferroni (que serve há dois anos na base vilhenense).

A entrega dos presentes acontecerá em todos os bairros da cidade, também com a participação do novo Papai Noel, a partir do dia 21 de dezembro seguindo até que todos os pedidos sejam entregues.

- Advertisement -
- Advertisement -

A HISTÓRIA

- Advertisement -

Natalino conta em entrevista que tudo começou em uma confraternização, onde ele se vestiu como o personagem de Natal. À época, entregas de agasalhos e alimentos na véspera de Natal, principalmente em Vilhena, era comum através de projetos sociais, desenvolvidos em bairros carentes do munícipio recém-formado.

O bombeiro conta que, embora afastado da prestação de serviço público, ele ainda se mantém na ativa participando de eventos sociais, programas e confraternizações de cunho filantrópico ou voltado a ações sociais.

“Em Cuiabá o projeto existente é um a nível nacional chamado Banho Solidário. Nele nós pegamos uns banheiros químicos, ganhamos umas carretinhas e adaptamos banheiros com chuveiros químicos. Depois disso, paramos com os banheiros em praças da cidade onde mais há dependentes químicos (de todas as idades, porque infelizmente lá isso é uma realidade), e aí nós trocamos uma marmitex por um banho e roupas limpas”, explica Natalino.

MOTIVAÇÃO E RETORNO

Questionado sobre o que o motiva e o inspira a continuar nesse trabalho, o Papai Noel não hesita em responder: “Realização e história. Criar uma história, porque todos queremos, para deixar como exemplo para nossas futuras gerações. Eu escolhi porque gosto dessa profissão e do que ela representa”.

Natalino também relembra algumas das entregas mais emocionantes em sua jornada como o personagem que alegra a criançada da cidade e dos municípios em torno, como Chupinguaia, Rolim de Moura, etc. Como é o caso de uma entrega realizada em um presídio, onde ele atendeu ao pedido de uma mãe e levou roupas e uma carta dela para o jovem que cumpria pena à época.

“Depois que saiu, o jovem fez questão de vir aqui, me procurou e agradeceu. Fez até uma doação para o Natal daquele ano”, comenta o bombeiro, que mencionou também um caso recente de outro jovem detento que, após sair da pena, veio até ele agradecer por ter realizado a entrega de outro presente.

“Ele também procurou por nós, trouxe o filho pequeno que tem o sonho de ser bombeiro. Acabei extrapolando o calendário e me vestindo de Papai Noel para atender as crianças; um bombeiro fez questão de entregar o presente para a criança em questão, foi um momento emocionante”, comenta ele.

AGRADECIMENTOS

O Papai Noel agradeceu a participação da voluntária Marcia Deiro e os colegas que ajudaram na separação das cartinhas, assim como aqueles que apadrinharam já vários pedidos das crianças, deixando ainda um recado:

“Espero que o pessoal passe até o dia 20 de dezembro venha até o Corpo de Bombeiros e adote uma cartinha, se estiver no alcance da pessoa. Embora não estamos mais recebendo as cartinhas, ainda estamos com o processo aberto para o apadrinhamento dos pedidos”.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z