A Secretaria municipal de Educação (SEMED) realizará três dias de formação de primeiros socorros para professores da rede municipal. Com abertura oficial na segunda-feira, 8 de outubro, às 7h00, no salão da AVTI, Associação Vilhenense da Terceira Idade.
A fim de preparar os profissionais da educação como socorristas emergenciais em eventuais acidentes nas dependências das escolas, até chegada de suporte especializado. O departamento de Educação Infantil propôs a execução do Projeto Piloto “Formação que Salva” com carga horária de 4 horas. Já conta com 300 inscritos, e irá acontecer entre os dias 8, 9 e 10, em diferentes turnos.
A iniciativa é fruto de experiências e revela o caráter necessário dessa formação, essencial à segurança dos alunos. “Em sala propus uma sessão de cinema, as luzes estavam apagadas, quando percebi uma movimentação no fundo da sala. Acendi a luz, e fui ver o que acontecia. O susto foi grande, ao ver um dos meus alunos de 6 anos, roxo, sem conseguir respirar. No ímpeto, recordei e executei a manobra de heimlich, que havia aprendido em uma formação que tive no Estado de Mato Grosso. Nesta ocasião consegui ajudar meu aluno que havia engasgado com pipoca, mas penso, o que faria se eu não tivesse esse conhecimento?”, relatou a coordenadora do departamento infantil Márcia Sechenel.
Sobre o projeto:
O Projeto Formação que Salva tem caráter preventivo e visa mobilizar profissionais da educação: professores, cuidadores e inspetores de pátio nas escolas do município. Aos participantes serão entregues certificação de 4 horas de formação e Kit de primeiros socorros às escolas. Será ministrado pela enfermeira Franciele Cristina Silva, uma parceria com o Sesi.
Temas a serem trabalhados:
Primeiros Socorros no ambiente escolar;
Apresentação dos conceitos básicos de socorrista;
Cuidados de biossegurança ao socorrista;
A legislação e os acidentes na escola: direitos e deveres;
Caixa de Primeiros Socorros;
Avaliação da vítima e sinais e sintomas de maiores complicações.
Corpo Estranho.
Hemorragias e Sangramento nasal.
Queda.
Desmaio e Convulsão.
Febre.
Intoxicação Alimentar.
Queimaduras.
Choque elétrico.
Cortes, contusões e curativos para cada caso.
Parada Cardiorrespiratória e Reanimação Cardiopulmonar.
A formação contribui para que esses profissionais estejam preparados para lidar com situações emergenciais onde faz-se necessário atendimento imediato com procedimentos iniciais de primeiros socorros, nas escolas. Assim, reduz possíveis complicações de lesões traumáticas decorrentes de procedimentos inadequados, ou até mesmo a falta de ação no momento da ocorrência.
A execução do projeto conta com a colaboração do Sesi, Secretaria Municipal de Saúde e do vereador Wilsom Tabalipa.
Fonte: Assessoria SEMED