Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





IFRO oferta mais de 3 mil vagas em cursos técnicos e superiores




Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU 2019/1) do  IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). São mais de três mil vagas nos três níveis de ensino (Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Graduação), distribuídas em 33 cursos nos nove campi do IFRO. As inscrições serão realizadas exclusivamente online, no período de 19 de outubro a 30 de novembro 2018, no site do IFRO.

Não há cobrança de taxa de inscrição ou matrícula para participar do Processo Seletivo Unificado 2019/1. Todos os cursos ofertados pelo IFRO são públicos e gratuitos, não havendo custos adicionais aos candidatos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Dentre os novos cursos ofertados estão o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no CampusAriquemes; Medicina Veterinária e Técnico em Agronegócio, no Campus Jaru; e, Ciências Biológicas e Química, no Campus Guajará-Mirim.

- Advertisement -

O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro e as matrículas dos aprovados iniciam no dia 7 de janeiro de 2019. A previsão de início das aulas é dia 4/2/2019. Conforme projeção da Comissão Permanente de Exames (COPEX/IFRO), ao final do primeiro semestre de 2019 serão mais de três mil matrículas efetivadas, em 85 novas turmas.

Vagas

Em Ariquemes são ofertadas 440 vagas, distribuídas nos cursos técnicos em Agropecuária (Integrado), Alimentos (Integrado), Manutenção e Suporte em Informática (Integrado) e Aquicultura (Subsequente), além dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Ciências Biológicas (Licenciatura) e Engenharia Agronômica (Bacharelado).

Para o Campus Cacoal são 400 vagas oferecidas nos cursos técnicos em Agroecologia (Integrado), Agropecuária (Integrado e Subsequente) e Informática (Integrado), e também nos cursos superiores de Agronegócio (Tecnólogo), Geografia (Licenciatura), Matemática (Licenciatura) e Zootecnia (Bacharelado).

Em Colorado do Oeste são oferecidas 356 vagas no curso técnico em Agropecuária (Integrado) e cursos de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), Gestão Ambiental (Tecnólogo), Engenharia Agronômica (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado).

No Campus Guajará-Mirim são 220 vagas ofertadas neste PSU divididas entre os cursos técnicos em Biotecnologia (Integrado), Informática (Integrado) e Informática – EJA (Integrado), além das graduações em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Química (Licenciatura).

Em Jaru são 280 vagas oferecidas nos cursos técnicos em Agronegócio (Subsequente), Alimentos (Integrado), Comércio (Integrado), Segurança do Trabalho (Integrado e Subsequente), além do curso superior em Medicina Veterinária (Bacharelado).

São 320 vagas ofertadas em Ji-Paraná, as quais estão divididas nos cursos técnicos em Florestas (Integrado), Informática (Integrado), Química (Integrado) e cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Engenharia Florestal (Bacharelado) e Química (Licenciatura).

No Campus Porto Velho Calama são 520 oferecidas nos cursos técnicos em Edificações (Integrado), Eletrotécnica (Integrado), Informática (Integrado), Química (Integrado), Manutenção e Suporte em Informática (Subsequente) e cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) e Física (Licenciatura).

Em Porto Velho, no Campus Zona Norte, estão sendo ofertadas 120 vagas no curso técnico em Administração (Subsequente) e nos cursos de graduação em Gestão Pública (Tecnólogo) e Redes de Computadores (Tecnólogo).

No Campus Vilhena são 400 vagas oferecidas nos cursos de Edificações (Integrado), Eletromecânica (Integrado e Subsequente), Informática (Integrado) e cursos superiores nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) e Matemática (Licenciatura).

Inscrição

Desde 2016, o IFRO utiliza a metodologia on line para inscrição. A nota final, utilizada para classificação, é obtida a partir das notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o nível de ensino, constantes no boletim escolar oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente, inseridas pelo próprio candidato no ato da inscrição. Assim, o sistema de seleção informatizado calcula uma média geral para cada candidato inscrito. E, conforme as médias geradas, o sistema também gera a classificação geral dos candidatos, respeitando-se a reserva de vagas (Ações Afirmativas/Cotas Sociais).

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão procurar os campi durante o período de inscrição, munidos de seus dos documentos para efetuar sua inscrição. Os endereços e horários de atendimento estão dispostos nos Editais.

Documentos

Para efetuar a inscrição serão necessários os seguintes documentos: CPF (necessariamente o número do candidato e não dos pais); documento oficial de identificação com foto; e o Boletim Escolar Oficial do Ensino Fundamental ou Médio, Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou documento escolar oficial equivalente.

Ações afirmativas

De cada curso ofertado, são destinadas 50% (cinquenta por cento) das vagas ao sistema de Ações Afirmativas/Cotas Sociais, sendo reservadas aos alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Fundamental ou Médio na rede pública de ensino. A distribuição das vagas cumpre o estabelecido na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio (Ações Afirmativas/Cotas).

Carla Coêlho, da Comissão Permanente de Exames do IFRO (COPEX), destaca que além dos programas de apoio pedagógico e psicossocial, também são oferecidas ações que ajudarão na permanência e êxito do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Os programas e ações previstas pela Política de Assistência Estudantil têm como público-alvo todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação”, ressalta.

Informações

Antes de efetuar a inscrição, é aconselhável que o candidato leia o Edital e o Manual do Candidato, ambos disponibilizados no site do IFRO.

Mais informações podem ser obtidas no Edital e em caso de necessidade de outros esclarecimentos, os candidatos interessados poderão entrar em contato com o campus do IFRO mais próximo de sua residência.

Acesse o edital dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – AQUI.

Acesse o edital dos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio – AQUI.

Acesse o edital dos Cursos de Graduação – AQUI.

Campanha PSU 2019/1

A temática escolhida para esta edição do Processo Seletivo Unificado do IFRO gira em torno do universo geek e retrô dos anos 1980, na perspectiva dos cartazes de filmes clássicos da época. Esse período foi marcante para a cultura pop, tanto que, na atualidade muitos filmes, séries e músicas são inspirados por elementos dessa época.

A campanha publicitária contou com a colaboração de estudantes dos Campi Ariquemes e Guajará-Mirim, que foram os modelos/personagens das sessões fotográficas.

Durante os mais de 40 dias de processo seletivo aberto, as redes sociais do IFRO contarão com artes personalizadas de divulgação do PSU/2019. O processo comunicacional visa criar o envolvimento junto aos públicos-alvo que se mostram bem amplos nos processos de seleção do IFRO, atingindo as Gerações Z (14 a 19 anos), Y (22 e 37 anos) e finalmente a Geração X (38 e 53 anos) que vivenciou os anos 80.

 

Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO

 

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas