Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

ID Jovem: saibam quais são os benefícios e como se cadastrar em Vilhena


Banner


(Foto: Divulgação)

A Identidade Jovem, ou mais conhecida como ID Jovem, é um programa do governo federal que entrou em vigor no ano de 2016 em todo o Brasil. Em Vilhena, o projeto começou a funcionar esse ano e já cadastrou dezenas de pessoas.

De acordo com o Decreto 8.537/2015, o programa garante aos adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, acesso a passagens interestaduais de graça ou com 50% de descontos e isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais.

“Quando o governo federal lançou o programa, tinha como finalidade envolver adolescentes e jovens, em projetos culturais e pesquisas, normalmente, universitários que têm pesquisas em Campus de fora. Então foi essa a intenção do governo, movimentar o conhecimento do jovem e não somente lazer”, conta Elsa Bianchini, coordenadora do Programa Bolsa Família e CadÚnico, em entrevista ao FOLHA DE VILHENA.

- Advertisement -
- Advertisement -
(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

Para ter direito ao ID Jovem, é necessário que o adolescente ou o jovem de baixa renda, tenha entre 15 a 29 anos, e que possua uma renda familiar de até dois salários mínimos (R$1.874,00). Além disso, é requisitado, principalmente, que ele esteja inscrito no Cadastro Único com NIS (Número de Identificação Social) ativo e com informações atualizadas há pelo menos dois anos.

- Advertisement -

“É preciso fazer o Cadastro Único para que o interessado tenha acesso ao ID jovem, e também, aos outros benefícios sociais, como Bolsa Família, isenção em concursos e baixa renda para energia elétrica”, disse a coordenadora.

Para fazer o CadÚnico, em Vilhena, é necessário que o responsável de cada família compareça ao prédio do Bolsa Família – anexo à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da cidade com os documentos necessários.

(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

“Para o cadastro, é preciso todos os documentos pessoais, comprovante de renda, comprovante de endereço, declaração escolar dos filhos que estão em idade escolar, e os que não estão, aí tem o acompanhamento nutricional que muitos chamam de pesagem. A criança em idade escolar, precisa ter frequência, e a criança de 0 a 7 precisa ter acompanhamento nutricional. Já aquele que não tem essas potencialidades, é bloqueado ou é cancelado o benefício, aí a pessoa tem que vir fazer a atualização dos dados novamente”, explica Elsa Bianchini.

Conforme o site oficial do ID Jovem, após ter os dados aprovados no programa federal, os adolescentes ou os jovens já poderão gerar as próprias identidades. Atualmente, existem duas formas de cadastrar o documento, por meio do site oficial do programa ou pelo aplicativo que pode ser baixado no Google Play, Apple Store e Windows Store.

Depois de fazer o download, é necessário que a pessoa abra o aplicativo e informe o Número de Identificação Social (NIS) gerado no cadastro, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Após a confirmação, caso não haja erros no cadastro, será gerado o código de identificação do ID, data de validade e dados do titular.

PROCURA POR VIAGENS AUMENTA EM VILHENA

Com a chegada da Identidade Jovem (ID) em Vilhena e nas cidades da região, aumentou consideravelmente a procura de jovens por viagens dentro e fora do Estado, é o que explica o encarregado da Eucatur na cidade, em entrevista ao FOLHA.

“A procura de jovens por viagens intermunicipais e interestaduais cresceu muito. Para o beneficiado do ID Jovem, reservarmos dois assentos gratuitos e dois assentos com 50% do valor da passagem em viagens com ônibus convencionais”, explica.

JOVENS UTILIZAM BENEFÍCIO

Para a estudante de Jornalismo, Mileide Queiroz, de 20 anos, o programa possui um papel importante, principalmente, ao jovem de baixa renda.

“O ID Jovem dá a oportunidade e facilita para que os jovens de baixa renda tenham acesso à cultura, a eventos, e possam viajar pelo país por um valor em conta”, disse em entrevista a acadêmica.

Segundo a jovem, ela utilizou o programa para viajar gratuitamente para a cidade de Curitiba (PR). “Eu comprei passagens duas vezes – de ida e de volta – para Comodoro (MT) e para Curitiba (PR). Mas, a de Comodoro não cheguei a embarcar. Nas duas oportunidades, as viagens foram gratuitas, paguei apenas a taxa de embarque”, conta.

Já a cabixiense, Adriele Fagundes, de 27 anos, contou que utilizou apenas uma vez o ID Jovem para viajar para uma cidade de Mato Grosso. Na época, ela pagou 50% do valor da passagem, pois já tinha pessoas ocupando as reservas de 100%.

(Foto: Jovem Adriele Fagundes)

Ainda, segundo a jovem, ela voltou a usar o programa neste ano para participar da Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste (Expocol 2018) e pagou apenas 50% do valor da entrada.

Para viajar ou participar de eventos artístico-culturais e esportivos, os adolescentes ou jovens devem apresentar no dia, a Identidade Jovem (ID) e um documento oficial com foto.

 

Texto: Repórter Abel Labajos
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z