O primeiro dia de funcionamento noturno do posto de saúde do Cristo Rei superou a meta da Secretaria de Saúde no número de atendimentos. O compromisso, firmado há tempos pelo prefeito Eduardo Japonês, conseguiu ser cumprido pelo secretário de Saúde Afonso Emerick em poucos dias à frente da pasta.
Com a presença do secretário, do prefeito e dos vereadores Rafael Maziero, Samir Ali, Wilson Tabalipa e Vera da Farmácia, a abertura do atendimento noturno atraiu moradores do bairro. A previsão inicial da Secretaria é de que seriam atendidas 25 pessoas em cada período noturno, mas no primeiro dia já foram realizados 32 atendimentos.
“Eu sou muito grato pelo trabalho que o Afonso está fazendo na Saúde. Em 3 semanas já mostrou sua boa intenção e trabalho: na primeira semana colocou o mamógrafo para funcionar, na segunda semana conseguiu R$ 7 milhões de emenda para a Saúde e agora o atendimento no postinho até mais tarde, dando atenção aos moradores que não podem vir durante o dia”, comemorou Eduardo Japonês.
Para Eliane de Sousa Sabino, mãe que mora no Cristo Rei desde que nasceu, a iniciativa é uma forma de conseguir acesso a Saúde mesmo para quem trabalha o dia inteiro. “Para mim é muito vantajoso porque eu trabalho de manhã e à tarde e dificilmente poderia levar minha filha ao médico durante o dia. Sou moradora do bairro há mais de 30 anos e até hoje nunca havia tido essa oportunidade. O atendimento foi ótimo”, conta.
HORÁRIO ESTENDIDO – A partir de agora o postinho de saúde do bairro Cristo Rei estará aberto também das 18h às 22h. De acordo com a direção do postinho, este horário estendido dará oportunidade a pessoas que não tem como ir durante o dia e, muitas vezes, deixam de tratar doenças simples levando o caso a se tornar crônico e gerando a necessidade de mais gastos, sofrimento e atendimento até mesmo no Hospital Regional.
Para ser atendido basta levar o cartão do SUS. A direção do postinho ressalta que o atendimento noturno acontece apenas para pronto-atendimento de baixa complexidade, enquanto o acompanhamento de consultas agendadas será feito normalmente nos outros dois períodos, manhã e tarde, com o agendamento realizado nas sextas-feiras, às 7h.
Fonte: Assessoria