O departamento Pedagógico e Educação Especial, juntamente com as escolas do município e os núcleos de Atendimento Educacional Especializado (AEEs), desenvolverá atividades extraclasse e prevê envolvimento de 250 alunos.
“As atividades programadas concretizam os direitos adquiridos pelos jovens e revela à sociedade o potencial de cada criança na nossa rede de ensino. Com isso promovemos a reeducação do olhar das pessoas sobre crianças com deficiência”, explicou Rosania Silva, gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação (SEMED).
Entre atividades que permitem a socialização e interação interpessoal, estão programados cinema com alunos de diferentes escolas, piquenique e até uma confraternização em uma chácara.
A intenção dos eventos é também convidar a sociedade a debater a educação inclusiva e refletir sobre a necessidade do respeito à diferença. De acordo com a SEMED, existem cerca de 420 alunos especiais matriculados nas escolas de ensino regular.
O cronograma divulgado pela SEMED tem início amanhã e contempla as seguintes atividades:
21/08 – Pit Stop de divulgação em dois horários das 7h00min às 8h30min e das 16h30min às 17h30min nos semáforos das avenidas Marques Henrique com a Major Amarante e Paraná com a rua Duzalina Milani.
22/08 e 27/08 – Cinema no Park Shopping de Vilhena com alunos, dividido em dois dias para contemplar todos os alunos das diferentes escolas. Terá saída da unidade de ensino às 8h00min e retorno às 10h00min da manhã.
23/08 – Piquenique na AABB com saída das escolas programada às 8h00min, com retorno às 10h30min da manhã.
24/08 – Confraternização na chácara da Amizade com saída das escolas às 8h00min e retorno às 15h00min da tarde. Com todas as escolas.
28/08 – Encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Dia “D” nas escolas atividades alusivas ao tema em parceria com orientação e supervisão, envolvendo todas as escolas.
Texto e Fotos: SEMCOM