Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Reportagem da TV UNIR é destaque nos principais jornais do país




A equipe da TV UNIR cobriu com exclusividade o primeiro vestibular realizado em uma aldeia indígena do Brasil

(Foto: Reprodução/UNIR)

O curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, do campus de Ji-Paraná, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), inovou em seu processo seletivo deste ano e, além das provas realizadas nos Campi, escolheu a aldeia indígena de acesso mais difícil para também ser sede do vestibular.

Foi para contar essa história inédita que a equipe da TV UNIR viajou de Vilhena até a terra indígena Rio Guaporé, no município de Guajará-Mirim. Foram 11 horas pela estrada e mais 4 de barco acompanhando o grupo de professoras que foram aplicar a prova. As reportagens produzidas na aldeia Ricardo Franco ganharam repercussão nacional sendo exibidas no telejornal da Band News, no programa Globo Rural, no site da Revista Época, no G1 Rondônia e na Rede Amazônica.

- Advertisement -
- Advertisement -

A professora do curso de jornalismo e coordenadora da TV UNIR, Maíra Bittencourt, salienta que foi uma oportunidade única de mostrar que a UNIR vem inovando. “A universidade vem produzindo muitos resultados interessantes tanto no âmbito da pesquisa, quanto da extensão e ensino. O nosso trabalho, enquanto TV UNIR, é apenas mostrar o que de melhor os professores, técnicos e alunos têm feito na nossa instituição. O vestibular na aldeia é exemplo disso. Foi uma bela iniciativa que merecia ganhar destaque”.

- Advertisement -

A ideia de cobrir o vestibular surgiu de uma visita da jornalista Arlene Balieiro, que hoje é chefe de reportagem na equipe da TV UNIR, ao curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. “Quando soube que teria o vestibular na aldeia fiquei muito animada para acompanhar. Por ser algo inédito no Brasil nós precisávamos mostrar”.

As reportagens, tanto de TV quanto do site e Revista, foram produzidas e editadas ainda na aldeia e enviadas por e-mail para as emissoras. No site da Revista Época a reportagem foi destaque na capa durante toda a tarde da segunda-feira (20/08).

(Foto: Reprodução/UNIR)

Na Band News a reportagem foi exibida no telejornalismo na terça-feira (14/08) e reapresentada, em outro telejornal, na segunda-feira (20/08).

(Foto: Reprodução/UNIR)

No Globo Rural o material foi ao ar no domingo (19/08). A Universidade Federal de Rondônia foi creditada nas imagens da produção. O conteúdo está disponível também na Globo Play.

(Foto: Reprodução/UNIR)

No site do G1 o material foi exibido na segunda-feira (13/08) e contou com diversas fotografias e informações detalhadas.

Ainda no G1, a notícia foi dada no programa de TV do site, que é exibido pela Rede Amazônica, o “G1 em 1 minuto”.

Quem deseja assistir a produção em vídeo, feita pela TV UNIR, pode acessar o site através do link: http://www.tv.unir.br/noticia/exibir/4031

Fonte: UNIR

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas