A primeira chuva do período de seca acompanhada por pequenas pedras de gelo assustou os moradores da região rural de Vilhena, no setor chacareiro, na tarde de quarta-feira (08) de agosto. Segundo moradores antigos da cidade, essa foi a primeira tempestade forte desse tipo pela região.
A chuva de granizo durou por volta de vinte minutos e, embora não tenha causado danos às casas, veio acompanhada por ventos fortes e chuva intensa durante mais um período de tempo. Os moradores locais ficaram muito surpresos com o acontecimento, tanto que gravaram os momentos da chuva, onde é possível ver as pedras de gelo forrando o solo.
A chuva de granizo acontece principalmente por conta de uma nuvem denominada cientificamente cumulonimbus, que é formada por temperaturas elevadas e umidade relativa do ar muito alta. Dentro da nuvem – que alcança temperaturas abaixo de zero – o vapor de água da atmosfera congela e cai em forma de pedras de gelo (maiores ou menores quando chegam ao solo, devido ao seu derretimento durante o percurso que fazem até o chão).
Confira o vídeo feito por um morador:
Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Foto: Divulgação