A secretaria de Assistência Social (Semas) começou a emitir desde o dia 4 de julho deste ano, as vias da Carteira de Trabalho e RG no município de Vilhena. Antigamente, cada um dos documentos eram feitos separadamente na Polícia Civil e no Ministério do Trabalho da cidade.
De acordo com o assessor do órgão, Rafael Reis, a procura pelos documentos cresceu muito neste primeiro mês de emissão. “Estamos atendendo em média 60 pessoas por dia, são muitas pessoas, elas estão chegando até de madrugada”, disse.
Para fazer a carteira de trabalho, a população devera levar os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, casamento ou divórcio e comprovante de endereço com o CEP atualizado. O documento pode ser retirado no dia seguinte.
Já a emissão do RG as pessoas terão que levar os documentos como: certidão de nascimento/casamento (original), uma cópia da certidão de nascimento/casamento e duas fotos 3×4. A expedição do RG demora até 90 dias para chegar.
“A partir dos 16 anos já pode ser feito a carteira de trabalho, e o RG desde quando a pessoa é criança. Os menores de idade deverão estar acompanhados junto com os pais ou os responsáveis para emitir o RG e a carteira de trabalho”, explicou o assessor.
Segundo Rafael Reis, para emitir a segunda via do RG será necessário fazer o mesmo processo da primeira via, como levar os documentos necessários à Semas e esperar até 90 dias para recebê-lo novamente.
“Para emitir a segunda via do RG é a mesma situação da primeira, porém, se a pessoa teve o documento roubado, ela precisa registrar um boletim de ocorrência e nos mostrar. Entretanto, se a pessoa perdeu, ela precisa pagar uma taxa de R$ 97,81”, concluiu Rafael Reis.
A secretaria de Assistência Social de Vilhena está localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, número 921, Bairro Jardim Eldorado, e trabalha de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O formato de atendimento funciona por ordem de chegada e são distribuídos senhas.
Texto: Abel Labajos
Fonte: Folha de Vilhena