O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Vilhena, está em fase de implantação de um sistema de automatização das bombas que informa o funcionamento das mesmas em tempo real.
Em visita ao SAAE nesta terça-feira, 10, o professor e coordenador do projeto, Roberto Simplício Guimarães, do IFRO, se reuniu com o diretor geral do SAAE, Maciel Albino Wobeto e a diretora do Departamento de Projetos, Sueli Magalhães, para execução da fase teste do produto.
Assim que o projeto for implantado, a equipe operacional do SAAE vai receber por telefone, através de mensagem SMS, informações sobre o funcionamento das bombas. Assim, caso haja algum desligamento ou interrupção, uma mensagem será enviada informando em tempo real a situação do equipamento.
A intenção inicial é instalar o produto no sistema de alimentação elétrica da bomba do poço do Bairro 5º BEC. “Se o produto corresponder às expectativas, vamos instalar nos demais poços da área urbana e rural”, destacou Wobeto.
O sistema de automação não gerará custos a autarquia por ter sido desenvolvido por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO Campus Vilhena.
Com o projeto em vigor, a mão-de-obra será reduzida de forma significativa e a população será beneficiada diretamente, já que, atualmente quando uma bomba para de funcionar é necessária a interrupção no fornecimento de água por aquela bomba específica para que o problema seja detectado.
Fonte: SAAE VILHENA