Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Domingo, 28 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Falta de orçamento, desestruturação, cabide de emprego e paralisação de projetos são alguns dos problemas detectados pelos secretários de Japonês em cada pasta

- anúncio-

JAPONÊS QUER GESTÃO TRANSPARENTE

O prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV), a vice Maria José da Farmácia (PSDB) e os secretários municipais se reuniram com a imprensa local na manhã desta segunda-feira, 09, no auditório da prefeitura, para tratar da primeira semana de trabalho da atual gestão.

- Advertisement -
- Advertisement -

Neste primeiro contato com a imprensa, cada secretário, ao fazer uso da palavra, explicou os principais desafios e revelaram as medidas que serão tomadas para solucionar os problemas detectados em cada secretaria.

- Advertisement -

SEMAS

Patrícia da Glória, que está à frente da Secretaria de Assistência Social (Semas), nesta gestão falou sobre os problemas que foram encontrados nos 14 programas sociais que beneficiam famílias de baixa renda do município – desde a gravidez até a 3ª idade.

SEMED

Na área de educação, o titular da pasta, Clésio Cássio Costa, que também foi secretário na gestão interina, destacou durante a reunião que seu trabalho está baseado em dois pilares – valorização de servidores e estruturação.

Quanto à estruturação das escolas, Cléssio disse que uma equipe já está fazendo todos os levantamentos necessários para saber as necessidades de cada unidade escolar. “Tem salas de aula que ainda funcionam com ventilador, quando deveriam estar climatizadas. Devido a isso, uma equipe visitará durante o recesso escolar todos as escolas para fazer o levantamento das deficiências”, diz o secretário que logo acrescenta que duas escolas serão inauguradas em breve.

Outro ponto, destacado por Cléssio é com relação à valorização dos educadores que estão em sala de aula. Para o secretário esses profissionais devem receber uma gratificação que os motive a continuar fazendo um bom trabalho. O “pacto” com os profissionais já está na Secretaria de Fazenda (Semfaz) para que sejam vistas as previsões legais.

Cléssio na sua fala destacou ainda a busca pela descentralização de recursos para cada escola do município. “Queremos que pequenos reparos, tais como, troca de lâmpada ou uma simples troca de fechadura em cada unidade escolar seja realizado de forma mais rápida, sem a necessidade de tanta burocracia”, enfatizou.

Hoje na área de educação, o município pode investir 25% do seu orçamento anual, entretanto, o secretário quer que muito em breve, esse percentual seja aumentado para 33%, assinalando como referência o município de Lucas do Rio Verde, no estado do Matogrosso.

FUNDAÇÃO CULTURAL DE VILHENA

A diretora da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), Kátia Valleria, que também esteve na gestão interina, mencionou na reunião que a Fundação estava desestruturada e que não existia qualquer plano de trabalho, muito menos, um plano de cultura a ser seguido. Falou também da necessidade de criar políticas públicas e a possibilidade do município ter uma biblioteca muito bem estruturada para desenvolver e aprimorar projetos de cunho literário.

Disse ainda, que a FCV não é uma agência prestadora de serviço, e que ela tem muitos projetos que precisam ser desenvolvidos, entre eles, o desfile de sete de setembro, aniversário da cidade, decoração de natal e a reativação da Casa Rondon. “A Fundação, atualmente, tem sob sua responsabilidade toda a ocupação cultural da cidade, e queremos envolver cada vez mais os jovens”, destacou Kátia.

SAAE

Maciel Wobeto, diretor do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto da cidade, mencionou que atualmente na autarquia há uma inadimplência de 50% quanto ao pagamento de água, e que a tarifa de coleta de lixo não supre os custos que hoje existem nesse setor. Mencionou também que há um déficit de R$ 10 mil por mês, e que as tarifas precisam ser revistas para que os trabalhos continuem beneficiando a população.

SEMEC

Hoje, a secretaria tem alguns projetos que beneficiam apenas duas modalidades esportivas – futebol e voleibol -, e para o secretário Silmar de Freitas, a pasta deveria atender outras modalidades, para que o município volte a ser referência no Estado.

Silmar que há muito tempo trabalho na área, destacou ainda as dificuldades encontradas na secretaria por falta de orçamento. Segundo o secretário, desde o mês de março a secretaria trabalha sem qualquer dinheiro, prejudicando o calendário esportivo que deveria ser seguido até o fim do ano. “Para tocar os projetos vamos ter que fazer remanejamentos, e fazer milagres”, diz.

SEMOSP

O titular da secretária de obras e serviços públicos, que também responde pela secretaria de trânsito, Carlos Schramm de Souza, elencou algumas obras que estão em execução na cidade e a falta de mão de obra. Contudo, destacou que a secretaria está se equipando e estruturando para realizar os reparos de iluminação pública, dentre outros serviços.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              SEMUS        

Uma das pastas que chamou à atenção da imprensa, é a secretaria de saúde da cidade, que tem como titular o médico Luiz Carlos Hassegawa. Conforme o secretário, na gestão anterior, a Semus tinha 108 cargos comissionados sem qualquer qualificação técnica ou habilitação para o cargo, fazendo da secretaria um verdadeiro cabide de empregos.

Hassegawa mencionou também as deficiências encontradas no hospital e destacou a limpeza que foi feita nas dependências da unidade hospitalar na semana passada, o suposto caso de H1N1, falta de manutenção nos ares-condicionados, falta de transporte para paciente, má utilização da usina de oxigênio, plantões dos médicos e pagamentos, e revelou a aquisição de um tomógrafo para o HRV.

Os demais secretários que também estavam presentes na reunião deixaram para falar em um próximo encontro com a imprensa. Vale destacar que quem está respondendo pela secretaria de meio ambiente é o secretário de agricultura. No mesmo sentido, a secretaria de trânsito está agregada à Semosp e a secretaria de terras à de planejamento.

Essa medida de unificar as secretarias partiu do prefeito, Eduardo Japonês, para cortas despesas com a contratação desnecessária de servidores.

 

 

 

 

 

Texto e foto: Redação FV

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas