Uma das incógnitas até agora no cenário político, era se o governador Daniel Pereira (PSB) iria tentar a reeleição nas eleições de outubro deste ano.
Até hoje (26), Daniel Pereira tinha prometido apoio político ao Senador Acir Gurgacz (PDT) que levava o título de pré-candidato ao governo do Estado. Entretanto, após conversas com aliados, e devido a alguns entraves judiciais que Acir Gurgacz vem respondendo no Supremo Tribunal Federal (STF), o atual governador, vem a ser a melhor opção de um grupo de partidos políticos formado pela siglas PSB, PDT, PP, PR, Podemos, PT, PCdoB, PRB, PTB e lideranças sindicais para disputar o cargo.
Informações repassadas ao FOLHA indicam que, Daniel Pereira irá realmente disputar a reeleição, e o partido do Senador Acir – o PDT – indicará um nome de peso para ser o vice.
Até o momento essa é a opção do grupo que, até o dia da convenção partidária marcada para o domingo, 29, em Porto Velho, pretende fechar alianças com outros partidos políticos.
E ao Senado?
Neste ano, Rondônia tem duas vagas ao Senado. No grupo em questão, o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, é um dos pré-candidatos. Com a entrada do PP ao grupo, o outro pré-candidato é o ex-prefeito de Ouro Preto Carlos Magno. O apoio político do PP foi oficializado por Acir Gurgacz no último final de semana em Jaru durante o encontro regional do PDT.
Texto: Osias Labajos
Fonte: Folha de Vilhena