Três motoristas com seus veículos foram presos e enquadrados por poluição sonora em uma operação policial comandada pelo 3° BPM, na madrugada deste domingo (24), por volta das 00h15min, na estrada que dá acesso ao Aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena.
De acordo com boletim de ocorrências, a operação tinha como objetivo combater crimes de tráfico de entorpecentes, crimes de trânsito e crimes de poluição sonora na área de acesso ao aeroporto da cidade.
Em apoio à operação, a equipe ambiental em parceria com a equipe de inteligência do 3° BPM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram medições sonoras de ruídos produzidos pelos aparelhos e caixa de som de um veículo Gol, além de um Saveiro e Fiat Strada que rebocavam carretinhas de som.
As equipes policiais checaram por meio do aparelho decibelímetro que os veículos alcançaram 80,83dB e 73,88dB, ultrapassando em mais de 30 decibéis os níveis permitidos em Lei – que é 50dB – para o período noturno, ou seja, das 22h00 às 07h00 do outro dia, conforme prevê o Art. 3° da Lei Municipal n° 4.687/2017 que altera a Lei Municipal n° 3.666/2013, em consonância com NBR n° 10.151/2000.
A partir da comprovação, por meio de laudos sonoros, caracterizando como crime ambiental de poluição sonora, previsto no art. 54 da Lei Federal n° 9.605/1998, as equipes policiais realizaram abordagens nos motoristas dos veículos e deram voz de prisão.
Após serem presos, os motoristas foram conduzidos até a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena, junto com os veículos e os objetos utilizados para a prática do crime ambiental.
Texto: Abel Labajos
Fonte: Folha de Vilhena