A visita ao Rio Roosevelt destacou importantes pontos tanto históricos quanto biológicos
No último sábado, dia 26 de maio, os estudantes da EEEMTI Marechal Rondon, integrantes do Programa Escola do Novo Tempo, juntamente com os estudantes do Colégio Tiradentes da Policia Militar – CTPM V, realizaram uma atividade transdisciplinar às margens do Rio Roosevelt, localizado na Fazenda Independência, sentido Estado do Mato Grosso.
“O Rio possui esse nome em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, o qual possuía um espírito aventureiro e após perder a reeleição embarcou em uma nova aventura, com a missão de pesquisar e coletar espécimes da flora e da fauna da região amazônica para catalogar e levar para seu país. Aventura esta que ficaria conhecida mundialmente como Expedição Científica Roosevelt-Rondon, tendo como seu guia Cândido Mariano Rondon, que desde 1907 estava envolvido com ocupação da selva amazônica, através da implantação das linhas telegráficas. Rondon exigiu que a expedição tivesse o objetivo científico de navegar e mapear o Rio da Dúvida, descoberto por ele alguns anos antes na Amazônia, onde posteriormente ele mesmo o nomearia de Rio Roosevelt.”
A atividade foi planejada por profissionais das duas instituições de ensino, envolvendo dois projetos interdisciplinar, sendo um a Eletiva intitulada, UM CAMINHO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: “Trilhando as aventuras de Rondon pela cidade Portal da Amazônia” desenvolvida na Escola Marechal Rondon e outro o Projeto: “ÁGUA, ESCOLA E AMBIENTE”, desenvolvido no Colégio Tiradentes.
A disciplina da base diversificada Eletiva, intitulada UM CAMINHO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: “Trilhando as aventuras de Rondon pela cidade Portal da Amazônia” é desenvolvida por 16 estudantes protagonistas do ensino médio, orientados pelas professoras Janete Bledow (Língua Portuguesa) e Silvana Afonso Costa (Geografia), visando desenvolver estudos bibliográficos e de pesquisa de campo, os quais irão proporcionar aos estudantes ampliar seus conhecimentos sobre os aspectos históricos e geográficos do município de Vilhena, assim como promover o uso de novas tecnologias na prática de ensino da Geografia e Linguagem, para compreensão dos fenômenos espaciais a partir do uso da ferramenta de mapeamento digital, como o GPS e Google Maps.
A idéia inicial deste projeto busca trilhar os caminhos pelos quais Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (cuja nomenclatura da instituição de ensino se deu em sua homenagem) percorreu em sua expedição adentro dos limites territoriais do Município de Vilhena para desbravar o Estado de Rondônia. Um trabalho de pesquisa que está sendo desenvolvido no primeiro semestre de 2018, o qual busca registrar o trajeto outrora percorrido por Marechal Rondon e suas transformações na atualidade, realizando comparativos com imagens históricas e registros contemporâneos no intuito de reativar a memória de um dos maiores desbravadores do mundo, assim como suas contribuições para o desenvolvimento deste município tão promissor conhecido popularmente como “Portal da Amazônia”.
Já o Projeto: “ÁGUA, ESCOLA E AMBIENTE” coordenado pela professora Ana Neri de Paula Assis, que conta com a parceria de professores de diversas disciplinas, como História, Língua Portuguesa, Física, Biologia e Química, irão organizar um seminário, focando na questão da problemática ambiental, visando a sensibilização e conscientização quanto aos novos conceitos e valores sobre a natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente, onde serão compartilhados vídeos e imagens obtidos durante a aula de campo, assim como informações complementares por meio de pesquisa em sala de aula, para ser apresentado a todos os estudantes do ensino médio do CTPM V.
Na oportunidade foram realizadas coletas de amostras de água e de solo em diversos pontos das nascentes e do curso do Rio Roosevelt. Tais amostras serão analisadas, no laboratório do colégio, durante as aulas de química.
A proposta de desenvolver uma atividade transdisciplinar voltada a pesquisa sobre a realidade local, vai além das disciplinas da base curricular de ambas as instituições de ensino, pois a mesma fornecerá aos estudantes parâmetros para compreender e significar suas experiências no contexto cultural, social e ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, capazes de produzir novos significados, novas possibilidades de relação com os saberes construídos em seu cotidiano, e consequentemente conceitos socioambientais para um mundo mais sustentável.
Agradecimentos aos colaboradores: Prefeitura Municipal de Vilhena, SEDUC (Secretaria de Estado de Educação), SEMED (Secretaria Municipal de Educação), Leste Agrimensura e Topografia Eireli – ME, CSR Treinamentos – Formação de Bombeiros Civil.
Texto: Silvana Afonso
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Divulgação