Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 27 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Em ritmo de Copa do Mundo, Rua de Vilhena é decorada por artista popular

- anúncio-

A Copa do Mundo 2018 já começou despertando o espírito de torcida dos brasileiros, ainda que seja promovida esse ano em um país europeu tão distante como a Rússia. Em Vilhena são perceptíveis os toques verde e amarelo nas casas, nos carros e nos comércios, visando destacar a torcida e realçar o estilo brasileiro de comemorar.

Em uma rua mais afastada do Centro, localizada no Bairro COHAB de Vilhena, a Rua V2 foi totalmente tomada pelas cores do país, unindo dois Estados, uma cidade e uma nação inteira, pintados pelas mãos de Nicodemos Antônio, popularmente conhecido como Marrom, artista que vem desenvolvendo muitos trabalhos artísticos nas ruas do município.

- Advertisement -
- Advertisement -

Nicodemos conta que sua inspiração para desenvolver os trabalhos partem de seu amor pela pintura e do carinho que recebe das pessoas, como narrou em entrevista ao FOLHA: “também me inspirei por causa da copa, e aproveitando o período de férias em que estou – porque trabalho em uma empresa particular –, comecei a pintar a rua. Eu já tinha planos de pintar aqui e fazer painéis com desenhos, e inspirado pela copa resolvi retratar as bandeiras”.

- Advertisement -

Com 59 anos de idade e 29 de Vilhena, Marrom comentou que além das bandeiras de Rondônia, Brasil e Vilhena, também retratou a de seu Estado natal, Minas Gerais. “Eu sempre digo que Vilhena é minha segunda casa, e retratar as bandeiras do município e do estado também é uma forma de agradecer os moradores da rua que me ajudam bastante, não só com tintas e pincéis – que são eles quem fazem as doações – como também com palavras de motivação e elogios pelos meus trabalhos”, mencionou o artista.

Ele relata também que nunca estudou a fundo a pintura, desenvolvendo seus talentos a partir de observações feitas a respeito dos trabalhos de colegas e praticando sua própria forma de pintar seus sentimentos. Nicodemos destacou que suas pinturas são mais abstratas, envolvendo cores e surrealismo, pintando seus desenhos conforme vão se modelando em sua mente.

Segundo o artista, as bandeiras levaram cerca de duas horas para serem retratadas na rua, levando em consideração que são traços já prontos. Foram três dias de trabalho, onde Marrom aproveitou seu período de férias e as horas que tinha entre os jogos para decorar o asfalto. Ele conta que por não ser em uma superfície lisa é mais complicado realizar esse tipo de trabalho, e que sua tática foi usar um fundo branco para conseguir alcançar um desenho bem trabalhado.

Além da pintura na rua onde mora, Nicodemos também já realizou trabalhos semelhantes na Avenida Major Amarantes (onde decorou as muretas dos canteiros, cujo trabalho ainda pretende terminar), no Park Shopping Vilhena e algumas pinturas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), especificamente na Biblioteca que será inaugurada na quarta-feira (27).

“Muitas pessoas que me ajudaram, seriam injusto dizer nomes porque praticamente Vilhena inteira está envolvida, com vizinhos que gostam e pedem que eu pinte algumas coisas para eles e pessoas que gostam dos meus trabalhos”, explicou Nicodemos, encerrando a entrevista ao relatar que é esse carinho em conjunto com a sua paixão pela arte que preenche seu coração e o faz investir nessa área.

 

Texto e fotos: Mizellen Amaral

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas