A Operação Lei Seca está ocorrendo no município de Vilhena em diferentes locais, e nesse fim de semana foi realizada na Avenida Paraná, no bairro Nova Vilhena e na Rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade, abordando mais de dez motoristas que apresentavam sinais de embriaguez.
Na Avenida Paraná, os policiais que realizavam a operação fizeram cerca de seis abordagens onde todos os condutores estavam sob condições de alteração por motivo alcoólico, sendo comprovados através do teste. Dois dos apreendidos não possuíam carteira, um apresentava documentação vencida e os demais tiveram veículos e CNH’s removidas.
Na Rua Getúlio Vargas, na madrugada do dia 13, foi feita uma abordagem cujo motorista estava apresentando sinais de embriaguez. Ele se recusou a fazer o teste etilômetro e, juntamente com a esposa, também se negou a entregar as chaves do veículo, sendo necessária a contenção policial. Conduzido à Unidade de Segurança Pública (UNISP), ficou constatado que o indivíduo não estava alcoolizado, sendo intimados a responderem por desobediência.
Também foi feita uma abordagem onde o motorista não possuía CNH. Recusando-se a participar do teste etilômetro, foi conduzido para a UNISP sob sinais de alteração da capacidade psicomotora, e onde foi constatado que não estava alcoolizado. O veículo foi recolhido à CIRETRAN.
No bairro Nova Vilhena, outro condutor sem carteira de habilitação e apresentando 0,36mg/l de teor alcoólico no sangue foi abordado, sendo conduzido à UNISP para devidas providências e tendo o veículo liberado para condutor habilitado.
As atuações da polícia para abordagem de motoristas embriagados têm por objetivo evitar que acidentes graves e outras tragédias relacionadas aconteçam, reduzindo os casos de incidência principalmente em períodos onde a população costuma sair e ingerir bebidas alcoólicas, fazendo uso da direção mesmo sem condições motoras.
Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena