As urnas eletrônicas uma vez lacradas só realizam operações em dia e horário programado, ou seja, no dia que acontece a eleição
220 urnas eletrônicas foram lacradas na manhã dessa terça-feira, 29, numa sala do Fórum Eleitoral em Vilhena. Os aparelhos serão utilizados em 194 sessões eleitorais, e 58.798 eleitores estão aptos a votar.
A eleição suplementar na cidade para escolha do novo prefeito (a) de Vilhena acontece nesse domingo, 03, e, para isso, a Justiça Eleitoral está desde ontem (28) preparando as urnas eletrônicas.
Na cerimônia de carga e lacração nessa manhã, monitores que irão dar suporte à Justiça Eleitoral na eleição de domingo, passaram por treinamento e receberam orientações sobre o manuseio, armazenamento, carregamento e lacração das urnas.
Conforme o técnico judiciário, José Pasdiora Junior, várias equipes foram formadas para realizar as diferentes tarefas que requerem os aparelhos. Após isso, todas as urnas estarão prontas para serem utilizadas no dia da eleição, não podendo haver mais nenhuma alteração nelas.
A chefe do Cartório Eleitoral, Fabiola Canuto explicou também que, nessa segunda-feira foi realizado no Fórum o processo de geração de mídia, procedimento este que consiste no carregamento de dados nos discos que irão rodar no aparelho, ou seja, cadastro de eleitores aptos a votar e de candidatos aptos a receberem votos, inclusive informações de candidato (a) que tem registro indeferido pela justiça, mas que aguarda julgamento de recurso.
Texto e fotos: Redação FV
Fonte: Folha de Vilhena