Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 27 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Secretária de Assistência Social realiza a entrega de certificados para alunos do curso de salgadeiro ofertado pelo CRAS

- anúncio-

Uma reunião para celebrar a finalização do curso de salgadeiro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi realizada na tarde dessa segunda-feira (17), a fim de entregar os certificados para os dezessete alunos que concluíram as horas de aula.

Mesa composta por representantes da SEMAS, da empresa Habitat e do CRAS, além da nutricionista palestrante do dia (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Na celebração estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social, Ivete Pires, e sua adjunta, Rosa Maria; o representante da empresa Habitat, Wilson Luz; o vereador Carlos Sushi; o Secretário de Esportes e Cultura, Natal Jacob; a coordenadora do evento, Márcia; a nutricionista Jaqueline Roque, entre outros.

A reunião, que teve início às 15:00hs, contou com o discurso do Vereador Carlos Sushi e da coordenadora Márcia, e logo após o pronunciamento da Secretária Ivete. Jaqueline Roque deu seguimento ao evento, palestrando sobre o reaproveitamento de alimentos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Jamille Batista, assessora de comunicação da SEMAS, explicou que o curso é uma parceria entre a Caixa Econômica, o Programa Habitat e a Prefeitura por meio da SEMAS. Segundo ela, os cursos ofertados pelo projeto estão nas áreas de panificação, manicure e pedicure e cabelereiro, além dos que são ofertados à parte pela prefeitura, que envolvem pintura em tecido, pintura em tela, crochê, manicure, biscuit, realizados em diversas partes da cidade com os projetos Redemoinho, no Centro do Idoso, no presídio feminino e na associação Corumbiara na zona rural.

- Advertisement -

“O CRAS tem trabalhado na geração de emprego e renda, então esses cursos para quem não tem emprego fixo, para quem está dependendo financeiramente, é uma forma de aprender e começar a fazer para vender, tornando esse trabalho uma renda sustentável”, Jamille explicou, relatando que no ano de 2017 cerca de 210 pessoas participaram dos cursos e se formaram, e que apenas nesse primeiro quadrimestre de 2018 já foram inscritos 270 alunos.

Á direita, professora do curso, Maria José Gomes de Oliveira e à esquerda sua ajudante, exibindo as guloseimas que foram apresentadas no buffet (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Maria José Gomes de Oliveira, 47 anos, professora do curso de panificação, contou ao FOLHA que esse tipo de experiência é muito inovadora para àqueles que querem ganhar uma renda extra, comentando: “a importância desse curso é a profissionalização de cada pessoa que queira se dedicar e ter sua própria renda. Eu mesma, vivo só com a renda tirada dessa área dos salgados, montando coffee break, festinhas de casamento, aniversários”.

Embora a tarde tenha sido chuvosa, muitos familiares e alunos de outros cursos foram prestigiar a formatura dos colegas e amigos, lotando o salão do Centro de Referência que foi decorado para comportar a ação. Após as palestras, discursos e a entrega dos certificados, houve ainda um buffet com salgados e tortas feitos pelos próprios alunos, dispostos para que todos apreciassem as iguarias.

À esquerda Luciana Martins da Silva ao lado da colega de curso (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Luciana Martins da Silva, empregada doméstica e uma das alunas que participaram do curso, demonstrou muita alegria ao contar que o curso foi uma grande oportunidade para ela, que levaria os novos ensinos para sua cozinha e quem sabe também para uma possível oportunidade de investir nessa área profissional.

Wilson Luz, representante da empresa Habitat (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

“Ficamos muito satisfeitos com o retorno que esses cursos têm para o mercado de trabalho, pois nós vemos pessoas saindo daqui e já indo trabalhar, já temos até um pessoal desse curso de salgadeiro trabalhando. Inclusive alunos que fizeram o curso conosco hoje são monitores, professores aqui do projeto”, finalizou Wilson Luz, representante da empresa que é responsável pelo projeto Habitat.

 

Texto e Fotos: Mizellen Amaral

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas