Dezesseis alunos entre primeiro e terceiro ano do Ensino Médio participaram da ação
Com o objetivo de promover uma aula dinâmica e explicar um pouco mais sobre a história de Marechal Cândido Mariano Rondon, e sobre as linhas telegráficas implementadas por ele no Estado, a escola que traz o mesmo nome do desbravador, Marechal Rondon, fez uma visita à Casa Rondon na manhã dessa quinta-feira (26).
Participando da ação estavam dezesseis alunos, duas professoras da escola nas áreas de Geografia e Linguagens, e o jornalista e escritor de obras sobre Rondon, Júlio Olivar. As atividades desenvolvidas foram organizadas de forma que houvesse uma breve iniciação ao assunto feita por Júlio, que em entrevista ao FOLHA contou a importância da realização dessa reunião: “é uma questão até de identidade local, pois se você não conhecer suas raízes se torna um ser humano flutuante, não conhece o que te trouxe até aqui. Os caminhos de Rondon efetivamente abriram as fronteiras do país, integraram essa região restante do Brasil, a própria BR 364 foi aberta em cima das picadas feitas pelo Marechal, cinquenta anos antes, então é importantíssimo conhecer isso”.
Logo após os alunos puderam fazer seus questionamentos, fundamentados em aulas teóricas anteriores, realizadas pelas professoras Janete Bledow e Silvana Afonso Costa que, em conjunto, se propuseram a guiar seus alunos nessa tarefa.
Silvana Afonso Costa comentou que “a escola tem a nomenclatura de Rondon, mas muitos estudantes desconhecem quem foi Marechal Rondon, apenas tem conhecimento que foi uma pessoa conhecida no mundo inteiro. Diante disso o ilustre desbravador foi sugerido como tema de estudo na disciplina Eletiva, que faz parte das disciplinas da base diversificada oferecida na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, ressalta ainda que os estudantes também estão estudando sobre a participação do o ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt na expedição”.
Silvana contou também que esse projeto surgiu a partir de uma escolha que os estudantes fazem a cada semestre. A escola realiza um dia D onde oferecem diversas Eletivas com temas sugeridos pelos alunos para que os mesmo possam escolher em qual se matricular, isso acontece uma vez a cada semestre. Esse ano um dos temas escolhido entre os estudantes foi à história e a contribuição do patrono da instituição de ensino, para cartografia brasileira, por meio da Eletiva intitulada, Um Caminho Para Iniciação Científica: Trilhando as aventuras de Marechal Rondon na cidade Portal da Amazônia, fornecendo aos estudantes uma teia de informações que complementem seus currículos escolares.
Dara de Sousa, cursando o primeiro ano do ensino médio, relatou que havia formulado duas questões sobre o desbravador, dizendo: “é muito gratificante poder vir aqui, porque geralmente as outras escolas não proporcionam essas oportunidades, e nós pretendemos até fazer um documentário a respeito, então eu achei muito interessante”. Já Guilherme Novaes do Nascimento, que está fazendo o segundo ano, contou que sua pergunta foi baseada em estudos que levantavam um total de trezentos homens que viajavam com Rondon em 1909, questionando Júlio sobre o porquê dessa quantidade.
Júlio Olivar encerrou a entrevista comentando que esse momento com os alunos da escola Marechal Rondon é uma oportunidade de apresentar um pouco do que é apresentado em seus livros – que nem sempre atingem o objetivo de passar essa mensagem para os estudantes.
“Há um debate ao qual que eles tem o privilegio de participar, posto que nem todo o estado de Rondônia conhece que o marco zero de Vilhena é o primeiro dentre os vinte postos telegráficos abertos por Rondon entre Cuiabá e Santo Antônio, que foi o primeiro inaugurado em solo rondoniense em 1910 e onde chegou a primeira mensagem telegráfica em 1915, então tem toda uma relevância e é importante que os alunos venham e tenham realmente o privilegio de estar aqui, e eu de participar com eles desse momento”, finalizou.
Texto e Fotos: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena