Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Força na Peruca: Projeto social que visa a doação de cabelos para a confecção de perucas




As perucas produzidas são doadas para pessoas com câncer ou com algum tipo de problema capilar de todas as regiões

Um projeto iniciado há mais de um ano em Vilhena vem fazendo um trabalho social entre as pessoas que possuem câncer ou algum problema capilar, sob o título Força na Peruca. Adriana Silva Naconechny, empresária e uma das envolvidas no projeto, contou ao FOLHA que o principal objetivo da ação é proporcionar uma melhor autoestima às pessoas que recebem essas perucas, trazendo alegria e sorrisos aos rostos antes tristes.

Do lado direito segurando uma peruca cacheada, Adriana Naconechny, empresária. Do lado esquerdo, Rosa, uma das costureiras fixas do projeto (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

A ideia de se fazer um projeto voltado para esse âmbito nasceu quando Adriana percebeu que as mechas enviadas para Barretos não eram retornadas em perucas, pois o local não dispõe de uma estrutura para a confecção das mesmas. A partir de então a empresária passou a buscar alternativas, até saber do projeto que acontecia em Ji Paraná, para onde ela se deslocou a procura de aulas para poder por si própria começar a desenvolver esse trabalho em Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -

Com doações sendo realizadas para diversos lugares tanto dentro quanto fora de Rondônia, Adriana afirma: “são perucas doadas para pessoas com câncer ou com qualquer problema capilar, com dificuldade de crescimento, por que às vezes as pessoas têm problemas com o crescimento capilar, mas o foco é para as que tem câncer”. A maior parcela de beneficiadas com os trabalhos feitos são crianças, adolescentes e senhoras, de forma que essa ação aja positivamente na autoestima delas.

- Advertisement -

Adriana conta que a quantidade de mechas doadas é enorme, e que eles não fazem quantitativo do que é produzido, mas que foram produzidas muitas perucas já (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Com duas costureiras fixas produzindo perucas, o Força na Peruca está atualmente precisando de voluntárias, e as pessoas que se interessarem podem estar entrando em contato pelo telefone citado abaixo ou comparecer ao local onde o projeto é executado, também citado abaixo.

O projeto tem parcerias tanto em Vilhena, com a doação de cortes gratuitos realizados por três cabelereiros da cidade (Nanci, do bairro 5BEC, Zanja da Avenida José do Patrocínio, e Luíza, da Avenida Paraná), quanto em cidades como Cuiabá – com salões cadastrados e que repassam as mechas obtidas, para que o Força na Peruca produza os donativos e devolva aos salões que fazem a distribuição em Cuiabá/MT de acordo com a necessidade –, em Barretos – que também repassa fios ao Centro, recebendo as perucas e doando – e em Porto Velho. Mesmo sem parcerias, o atendimento também abrange todas as demais cidades nos arredores de Vilhena, sem exceções.

As pessoas que desejam receber uma peruca devem entrar em contato com o Força na Peruca para que eles possam estar fazendo a doação após análise. Para as que desejam doar, pede-se que entre em contato com os cabelereiros que fazem parte do projeto, ou que compareçam ao Centro na Rua Osvaldo Cruz, nº 120, centro, Vilhena RO, ou pelo telefone 69 3322- 3224/ 3321- 7175. Adriana alerta ainda para que a população tome cuidado ao fazer a doação dos fios, pois existem algumas pessoas usando o nome da corporação para pegar os fios e extraviar para fins que não são a confecção de perucas para doação.

 

Texto e Fotos: Mizellen Amaral

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas