Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Casa do Artesão conta com mais de 100 peças expostas e abre cursos gratuitos para a população




Localizada na Avenida Presidente Nasser esquina com a Tancredo Neves, o espaço procura apresentar ao público que passa por ali um pouco do trabalho artesanal das famílias vilhenenses

Inaugurada com o objetivo de trazer mais possibilidades e visibilidade para os artesãos de Vilhena no último dia 19 de abril, a Casa do Artesão apresenta muitas opções para quem quer presentear ou mesmo comprar objetos para decoração de casa.

Hurby Santos mostrando alguns produtos para visitantes (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Hurby Santos, coordenadora da Casa do Artesão, contou em entrevista ao FOLHA que a Casa dispões de mais de cem peças expostas ao público, onde cerca de trinta artesãos apresentam seus trabalhos. “Nós temos artigos em crochê, madeira, pet work, bonecas, temos também esculturas em metal, reciclagem com pneu, tecidos, saboaria, garrafas, velas, luminárias, gesso, vestuário, entre outros”, ela explicou ao ser questionada sobre quais produtos são ofertados no espaço.

- Advertisement -
- Advertisement -
Todos os objetos vendidos são etiquetados com o cartão do seu artesão produtor (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Aberta de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 13:00hs e das 15:00hs às 17:00hs, a Casa do Artesão estará abrindo também uma vez por mês aos sábados de tarde para que a população que não tenha como visitar o local durante a semana possa conhecer o lugar e ter a oportunidade de entrar em contato com os produtos. “O pessoal que aparece por aqui está procurando muito o crochê, tapetes, panos de prato e lembranças de Vilhena, peças que remetam ao município. Cada pessoa que entra aqui já tem a intenção de presentear, então às vezes elas querem coisas para casa, ou coisas para si mesmas”, explicou Hurby.

- Advertisement -

No cartão são dispostos nomes da pessoa e o telefone de contato para encomenda (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Além de promover a visibilidade do trabalho dos artesãos que já produzem, o espaço irá ainda ofertar cursos gratuitos para a população a partir de segunda-feira. Com turmas contendo dez alunos cada, os primeiros cursos oferecidos serão de MDF e ponto russo, sendo realizados as terças, quartas e quintas das 8:00hs às 10:00hs no período matutino e das 3:00hs às 5:00hs no vespertino.

Para os interessados em se matricular as inscrições estarão sendo realizadas na Casa do Artesão e é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e foto 3×4, além de o aluno portar seu próprio material de trabalho –, segundo a coordenadora do espaço isso facilita com que o aluno pratique em casa e possa desenvolver atividades pós-aula que serão solicitadas.

Dessa forma a compra e venda acontece entre artesão e cliente, sendo a Casa do Artesão apenas um meio de promover as peças expostas (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

“A nossa intenção ao oferecer esses cursos é que as mulheres que estão desempregadas gerem uma renda extra, e que essas pessoas possam cuidar dos seus filhos, ficar em casa e tirar um extra para ajudar o marido, por que às vezes se faz uma feira e a pessoa vende trezentos reais num sábado”, comentou Hurby, ressaltando o empenho tanto da Prefeita quanto do diretor da Fundação com a realização desses projetos.

Ela também afirmou que há a intenção de abrir cursos em outras áreas como o biscuit, esculturas no metal, reciclagem de pneu, crochê e pintura em tecido, mas que a falta de professores efetivos e apenas a ajuda dos parceiros acaba tornando essa realização um tanto mais demorada, mesmo assim há todo um trabalho para isso possa ser implantado na Casa.

Além das exposições e dos cursos, a Casa do Artesão estará executando Feiras Culturais mensais onde os artesãos poderão expor seus trabalhos para a população de Vilhena. A primeira já tem data marcada e acontecerá nos dias 11 e 12 de maio na Praça Nossa Senhora Aparecida, Centro de Vilhena. Na sexta-feira o horário de funcionamento da feira será das 17:00hs às 21:00hs, e no sábado das 9:00hs às 21:00hs.

“Nós vamos ter feiras mensais, porque a Fundação Cultural dispõe de nove tendas e pretendemos comprar mais onze, para que possamos ter mais artesãos participando, pois essa é a intenção: fazer com que cada vez mais os artesãos sejam visados e possam expor seus produtos e ganhar seu dinheirinho”, Hurby finalizou a entrevista ao comentar sobre as feiras e alegar que essa é a principal alegria tanto da Casa do Artesão quanto da Fundação, proporcionando oportunidades às famílias do município.

 

Texto e Fotos: Mizellen Amaral

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas