Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Casa de Rondon: governador solicita apoio de procuradora da República para recuperar ponto turístico em Vilhena




Em sua última visita no município de Vilhena, o governador Daniel Pereira (PSB) visitou a Casa de Rondon, no antigo telegrafo para averiguar a situação do local e na oportunidade realizar um pedido através de vídeo solicitando o apoio para recuperar e ativar o ponto turístico no município. Há mais de 20 anos fechado, o espaço conta hoje apenas com algumas máquinas e muita sujeira.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em reunião, na capital, com membros do Ministério Público Federal, Daniel sinalizou o interesse em zelar pelos patrimônios públicos do Estado, destacando a proteção e preservação de todo percurso da estrada de ferro Madeira Mamoré – EFMM na capital, além do Forte Príncipe da Beira em Costa Marques e a Casa de Rondon em Vilhena.

- Advertisement -

Em conversa com a procuradora da República, Gisele Bleggi, o governador enfatizou vários pontos e defendeu a preservação dos patrimônios do Estado. Em Vilhena, o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon relembrou que a Casa de Rondon é o símbolo do município.

No ano de 2012, na administração do ex-prefeito José Luiz Rover, a casa passou por uma ampla reforma. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura (Semec) e na época o ex-secretário de esportes informou que realizariam a fase de aquisição dos pertences do Marechal Cândido Rondon, que haviam sidos retirados do local após a desativação do museu. Segundo a Semec, para a reforma e reativação do museu o convênio inicial com o governo federal foi firmado em R$ 235 mil. A reforma na casa foi realizada, mas o ambiente continuou desativado e com visitação de turistas proibida pela aeronáutica.

Em dezembro do ano passado, o ex- superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar esteve em Manaus para uma reunião com o comandante da Base Aérea, em busca de uma solução para a Casa de Rondon.

Em 2015, a Casa de Rondon foi tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como patrimônio histórico e cultural do País. E o impasse que ainda impede a recuperação do local é que o ponto turístico se encontra em uma área da Aeronáutica e no momento não é permitida a entrada de pessoas para visitação.

A assessoria informa que na reunião entre o governador e a procuradora ficou definido que o governo apresentará ao MPF todas as ações que tem realizado em prol dos patrimônios históricos de Rondônia.

Governador Daniel Pereira apresenta proposta do Estado em preservar patrimônios a procuradora Gisele Bleggi. (FOTO: DECOM)

Também participaram da reunião representantes da Superintendência de Turismo (Setur), da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

Ainda na visita em Vilhena, a prefeita Rosani Donadon (MDB) relembrou quando o local era área de recreação por inúmeros visitantes. “Aqui funcionava o zoológico e museu Marciano Zonoecê. Todo final de semana as famílias vinham visitar o espaço e descobrir mais sobre a história da nossa cidade, do nosso Estado”, disse a mandatária. Rosani afirmou que lutará para reativar a casa turística do município.

Texto e fotos: Folha de Vilhena

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas